Filechat: como usar o app que mescla DropBox, Google Drive e chat ao vivo

2 min de leitura
Imagem de: Filechat: como usar o app que mescla DropBox, Google Drive e chat ao vivo

Trabalhar em equipe ficou bem mais fácil com o nascimento de ferramentas online que servem para organizar projetos colaborativos. Os serviços de armazenamento na nuvem, por exemplo, facilitam demais o compartilhamento de documentos entre os membros da sua equipe: tornou-se desnecessário o uso de emails na hora de enviar “o arquivo com as alterações propostas”, por exemplo.

Pensando em facilitar ainda mais a sua vida nesses momentos, um grupo de programadores resolveu criar o FileChat, um serviço online totalmente gratuito e que visa reunir duas funcionalidades importantíssimas para a produtividade em grupo: compartilhamento de documentos na nuvem e chat em tempo real. O mais bacana é que o aplicativo (que tem uma interface e conta com softwares para dispositivos móveis) garante sua privacidade ao usar a infraestrutura do Google Drive e do Dropbox, em vez de servidores próprios.

Configurações iniciais

É muito fácil utilizar o FileChat. Primeiramente, clique aqui para acessar o formulário de cadastro do serviço. Crie sua conta informando um endereço de email válido, seu primeiro e segundo nome e uma senha alfanumérica. Em seguida, quando solicitado, conecte seu perfil ao Google Drive e Dropbox, informando seus dados de login em ambos os serviços (caso você pretende usar somente um dos dois, escolha apenas o desejado; não é necessário autenticar ambos).

Feitas tais configurações iniciais, você está livre para criar o seu chat. Selecione o serviço de cloud storage no qual ele será hospedado e crie uma nova pasta para isto. Pronto, a sua sala de bate-papo está criada! Na sequência, o serviço sugere que você adicione os outros membros de sua equipe que fazem parte daquele projeto. Você deve convidá-los através de seus endereços de email, e eles receberão um link de cadastro em suas caixas de entrada. Caso queira, é possível enviar uma mensagem personalizada junto com esse convite.

Conhecendo a interface

Chegou a hora de entender como funciona a interface principal do FileChat, assim como conhecer os principais botões que você usará para trabalhar através do serviço. Na região esquerda temos uma coluna negra na qual você pode alterar seu status (Disponível, Ocupado e Invisível), assim como acessar as informações de seu perfil, suas nuvens, seus contatos e uploads.

A região central do serviço é a mais importante. Nela ficam expostos os arquivos que você e seus colegas de trabalho estão compartilhando com o grupo. Esses arquivos podem ser enviados de seu computador (nesse caso, eles ficarão armazenados na nuvem escolhida para hospedar o FileChat), copiadas ou movidas de algum serviço conectado à sua conta (Google Drive ou Dropbox) ou criados do zero pelo Google Docs (documentos, planilhas ou apresentações). É possível comentar, baixar ou marcar esses ficheiros como favoritos.

Por fim, a região direita abriga o chat em si, pelo qual você pode bater papo com os colegas previamente convidados para o FileChat. O histórico também marca ações importantes que ocorrem na sala, como a entrada de um novo membro ou o upload de um novo arquivo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.