Conheça Breakthrough, a nova série sobre tecnologia do NatGeo

4 min de leitura
Imagem de: Conheça Breakthrough, a nova série sobre tecnologia do NatGeo

Na última quarta-feira (21), o TecMundo esteve presente no Instituto Tomie Ohtake para acompanhar a première da nova série que será veiculada em 171 países, em 45 idiomas e que estreia dia 7 de novembro no Brasil: Breakthrough – Bem-vindo ao Futuro.

A série nasceu da parceria entre o canal National Geographic, especialista na programação televisiva que envolve natureza, ciência, cultura e História, e a gigante da tecnologia digital General Electric, a GE. Com produção da Imagine Entertainment e da Asylum Entertainment, Breakthrough – Bem-vindo ao Futuro tem o objetivo de tratar de assuntos científicos diretamente ligados às pessoas que utilizem tecnologias ultramodernas e quase futuristas.

Flertando com Hollywood

Para isso, o NatGeo e a GE convidaram renomados diretores e produtores da indústria cinematográfica de Hollywood para conseguir ao máximo atingir desde o público antenado em ciência até os mais leigos no assunto. O desafio deles foi abordar inovações e avanços tecnológicos de pesquisadores científicos das principais universidades e instituições em campos de estudo que tratam desde o cérebro humano, passando por longevidade, água, energia, epidemias e até tecnologia robótica.

Todo esse trabalho gerou seis episódios, de 60 minutos cada, que vão ser veiculados no Brasil pelo canal National Geographic

Todo esse trabalho gerou seis episódios de 60 minutos cada, todos veiculados no Brasil pelo canal National Geographic a partir do dia 7 de novembro em sua programação de Sábados Geniais. Cada capítulo vai tratar de um assunto específico e será dirigido por um grande nome do cinema norte-americano.

Os episódios

A série "Breakthrough - Bem-vindo ao Futuro" terá seis capítulos de uma hora cada. Os episódios tratarão de diversos assuntos:

Combatendo Pandemias

Iniciando no dia 7, veremos o capítulo “Combatendo Pandemias”, que vai falar sobre os pioneiros que podem evitar surtos de doenças e salvar o mundo através de novas formas de introduzir vacinas. Também vai mostrar a recuperação do Dr. Ian Crozier, que conseguiu se recuperar após ter contraído o mortal vírus Ebola. Tudo isso é dirigido por Peter Berg, diretor de “Battleship – Batalha dos Mares” e “Hancock”.

O Ultra-Humano

Em seguida, “O Ultra-Humano”, no dia 14 de novembro, vai mostrar como os avanços tecnológicos levarão a medicina a um novo patamar, primeiramente criando cérebros artificiais e exoesqueletos e posteriormente recursos para que o ser humano supere qualquer outro ser vivo na Terra. O segundo episódio de Breakthrough é dirigido por Paul Giamatti, ator famoso por estrelar filmes como “12 Anos de Escravidão”, “O Incrível Homem-Aranha 2” e “Sideways – Entre Umas e Outras”.

Decodificando o Cérebro

No dia 21 de novembro será exibido o episódio “Decodificando o Cérebro”, dirigido por Brett Ratner, diretor de “X-Men: O Confronto Final”, “Dragão Vermelho” e da série “Hora do Rush”. Esse capítulo vai tratar dos mistérios do cérebro humano e como ele reage a diferentes estímulos, além dos mais recentes estudos relativos à doença de Alzheimer e epilepsias diversas.

Fonte da Juventude

O capítulo “Fonte da Juventude”, que vai ser exibido no dia 28 de novembro, vai mostrar a luta de cientistas contra o envelhecimento e as pesquisas mais avançadas que poderão ampliar a vida do ser humano. Ele é dirigido por Ron Howard, produtor da série Breakthrough e diretor de filmes como “Apollo 13”, “Uma Mente Brilhante”, “O Código Da Vinci” e “Anjos e Demônios”.

Energia no Limite

No dia 5 de dezembro será exibido “Energia no Limite”, o capítulo que foi apresentado para a imprensa na première do dia 21 de outubro. Dirigido por Akiva Goldsman, nova-iorquino responsável pelo roteiro de “Uma Mente Brilhante”, “Código Da Vinci” e produtor da série “Fringe”, o capítulo faz uma viagem no mundo das fontes renováveis de energia e mostra o trabalho do inventor Louis Michaud, que pretende captar a força dos tornados e a transformar em potência utilizável. O episódio também mostra os esforços da cervejaria americana Dogfish, que utiliza o metano produzido pela fermentação de seu produto como fonte própria de energia.

A Crise da Água

Finalizando no dia 12 de dezembro, o capítulo “A Crise da Água” nos leva em um passeio por métodos de tratamento e recuperação dos recursos hídricos presentes no planeta, um problema muito presente em vários lugares do mundo, inclusive no Brasil. “A crise da água” é dirigido por Angela Bassett, única mulher entre os diretores e atriz de destaque em filmes como “Tina” e “Malcolm X” e na série “American Horror Story”.

Mudando o futuro

Todos esses temas, que possivelmente vão revolucionar o futuro, foram apresentados pela GE às equipes de produção e tratados com excelência pela experiente National Geographic. Além da série, diversos drops diários serão veiculados pelos canais NatGeo, Fox e FX apresentando alguns dos estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo Centro de Pesquisas Global da General Electric na América Latina, situado no Rio de Janeiro.

Tudo isso visa mostrar que existem tecnologias sendo desenvolvidas no Brasil para atender necessidades locais, evitar possíveis falhas de sistema de abastecimento de água ou energia elétrica e criar novas tecnologias que deverão ser empregadas na indústria. Isso mostra que nosso país tem papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas e soluções que impactarão sociedades em uma escala global.

O que você espera de Breakthrough - Bem-vindo ao Futuro, a nova série do canal National Geographic? Comente no Fórum do TecMundo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.