Conheça o The Leap, o "sucessor" do Kinect [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Conheça o The Leap, o "sucessor" do Kinect [vídeo]

Se você achava que o Kinect era o último grande passo que daríamos em termos de revoluções tecnológicas, saiba que o acessório do Xbox 360 foi apenas o primeiro passo. A Leap Motion está partindo do conceito criado pela Microsoft para criar uma versão melhorada do periférico.

Batizada apenas de “The Leap”, a novidade é mais poderosa, precisa, menor e barata que sua “musa inspiradora”. Para isso, ela utiliza várias câmeras para mapear tridimensionalmente o ambiente. A grande vantagem disso é que, ao contrário do Kinect, não há limites de distância ou restrições de ângulo para que os movimentos consigam ser captados.

No entanto, é na precisão que temos o grande diferencial. Os sensores são capazes de identificar pequenos movimentos, o que amplia as possibilidades de utilização do The Leap. Quer mover apenas um dedo? Ele irá identificar e reproduzir a ação na tela.

O chefe do departamento de tecnologia da empresa, David Holz, mostrou ao site The Verge uma rápida demonstração do que o The Leap é capaz de fazer. Rodando diretamente de um MacBook Pro, essa precisão se mostra uma realidade fantástica e com um tempo de resposta impressionante. Ele mostra também que é possível fazer pequenos pontos até usar sua mão inteira para fazer desenhos tridimensionais.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Uma das principais aplicações que o The Leap oferece é a possibilidade de fazer com que um computador comum tenha a mesma navegação intuitiva de aparelhos touchscreen. Visualizar partes de uma imagem ou usar o efeito de pinça para controlar o zoom são apenas alguns exemplos do que ele pode fazer.

Onde ele pode ser utilizado?

Apesar de ainda estar em um processo inicial de desenvolvimento, o The Leap já se mostra como uma tecnologia promissora para o futuro. Algumas das aplicações possíveis vão desde a utilização nas artes plásticas até mesmo na medicina, ajudando a evoluir os aparelhos de cirurgias remotas.

O mesmo pode ser dito dos games. Já imaginou como seria ter precisão e qualidade de movimento na hora de jogar um FPS? Tudo aquilo que vimos ser uma limitação no Kinect parece ter sido corrigido e melhorado no The Leap.

Muito mais acessível

Se você acha que essa nova revolução vai chegar a um preço salgado, saiba que a empresa não quer nada disso. De acordo com David Holz, o plano é disponibilizá-lo comercialmente por US$ 70 — cerca de R$ 145 na cotação atual — entre os meses de dezembro de 2012 e fevereiro de 2013.

Além disso, Holz afirma que sua companhia está trabalhando para que o tamanho do acessório não seja maior do que um pendrive, já que ele deve ser facilmente utilizado em notebooks e tablets.

Fonte: The Verge

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.