A tecnologia de captação de movimento não decolou da maneira que todos imaginavam. O próprio Kinect, que prometia revolucionar a indústria, ficou bem abaixo das expectativas e criou um amargo gosto de decepção entre os entusiastas. No entanto, a Leap Motion promete acabar com isso em breve.

A empresa anunciou que irá lançar um novo aparelho para identificar e ler ações do usuário que será 200 vezes mais eficiente que qualquer produto do gênero existente. Tanto que, segundo ela, a novidade será capaz de reconhecer os dez dedos do usuário e captar imagens em até 150° a uma taxa de 290 quadros por segundos.

E você não precisará esperar muito para conferir tudo isso. Segundo a Leap Motion, o sensor homônimo estará disponível a partir do próximo dia 13 de maio para quem já realizou a pré-compra em seu site oficial. Já para quem prefere fazer compras em lojas físicas, a opção é ir até uma Best Buy a partir do dia 19.

A boa notícia é que, apesar de a empresa prometer trazer um equipamento revolucionário, o preço não é nada assustador. O sensor será vendido por apenas US$ 80, ou seja, cerca de R$ 158 na cotação atual — um valor relativamente baixo para tudo o que ele se propõe a ser.

Além disso, ele será totalmente voltado para computadores domésticos, funcionando tanto no Windows — com suporte ao Vista, 7 e 8 — quanto no Mac OS 10.7 e 10.8.

Serviços integrados

É claro que um sensor de movimentos não sobrevive se não tiver programas que aproveitem seu potencial — o Kinect que o diga. Tanto que a Leap Motion foi atrás de diversas parcerias para dar utilidade ao seu produto.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

É o caso da Disney, uma das principais entusiastas do controle gestual. A gigante do entretenimento já anunciou o desenvolvimento de aplicativos e jogos para o equipamento, com destaque para um game baseado no filme “Detona Ralph”. Já a Double Fine, de Tim Schafer, também confirmou a produção de um título musical com suporte à tecnologia chamado Dischord.

Já para quem procura uma aplicação menos casual, programas com uma pegaada mais profissional também terão suporte ao Leap Motion. A AutoDesk prometeu lançar um plugin que permite o uso de movimentos na modelagem tridimensional de objetos, enquanto a Corel vai disponibilizar um programa de pintura.

Cupons de desconto TecMundo: