TVs e celulares controlados à distância podem chegar já em 2012

1 min de leitura
Imagem de: TVs e celulares controlados à distância podem chegar já em 2012

(Fonte da imagem: XTR3D)

Se a substituição de botões pela tecnologia das telas sensíveis a toque ainda é uma novidade muito recente para você, o que pensar dos aparelhos que podem ser controlados de longe – e sem o uso de um controle remoto?

A empresa israelense XTR3D está trabalhando em uma nova forma de controlar seus aparelhos favoritos: a partir de gestos feitos pelo consumidor e recebidos via captura de movimentos. Assim, basta fazer com que uma TV reconheça a palma de sua mão, por exemplo, para que você troque de canal, aumente o volume ou desligue o aparelho com gestos bem simples, como se você estivesse controlando um mouse.

Os desenvolvedores já estavam trabalhando em jogos simples que utilizam essa tecnologia, no mesmo estilo do Kinect, porém com câmeras que capturam apenas em 2D. Com isso, é possível reproduzir o mesmo efeito de captura e reprodução de ações do corpo com uma webcam ou uma máquina fotográfica digital, por exemplo.

A XTR3D recebeu um investimento de cerca de US$ 8 mil (quase R$ 15 mil) de algumas gigantes multinacionais (como a Texas Instruments) para trabalhar na área de televisores e celulares. A competição deve ser acirrada, já que o Kinect vai ganhar uma versão para PC, e a Apple estaria desenvolvendo uma tecnologia similar. A melhor notícia disso tudo? De acordo com a BBC, o primeiro smartphone que não precisa de toques para funcionar pode chegar já em 2012.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.