Review: fone de ouvido Sennheiser Urbanite [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: fone de ouvido Sennheiser Urbanite [vídeo]

Conhecida como um dos nomes mais tradicionais da fabricação de fones de ouvido, a Sennheiser quer expandir sua popularidade e se tornar famosa fora dos círculos dos amantes de áudio em alta fidelidade. Para isso, a empresa segue a cartilha estabelecida pela Beats e aposta em aparelhos que, sem deixar a qualidade sonora de lado, apostam em um visual chamativo e arrojado.

Após surpreender muitos com o Momentum On-Ear, a fabricante apresenta o Urbanite como sua nova solução para os consumidores que veem acessórios do tipo como itens de moda. Trazendo hastes flexíveis, acabamento em alumínio e aço, o produto se mostra bastante resistente e bonito — característica que é ajudada pela disponibilidade de uma grande variedade de cores.

Tivemos a oportunidade de passar alguns dias com o novo produto da Sennheiser e, nesta análise, apresentamos tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira nossa opinião e, após a leitura, registre suas impressões sobre o acessório em nossa seção de comentários.

Design

Fabricado em uma mistura de plástico e alumínio, o Urbanite apresenta um acabamento em tecido que ajuda a tornar o produto mais elegante. A Sennheiser também investiu em dobradiças fabricadas em aço inoxidável, o que garante uma maior durabilidade — ele vem de fábrica com dois anos de garantia contra defeitos de fabricação.

O fone de ouvido traz uma boa combinação entre peso leve (somente 260 gramas) e um acabamento que passa confiança. A própria fabricante afirma que não é preciso tomar tanto cuidado com o dispositivo — e acreditamos nela nesse sentido. Não há qualquer preocupação em encontrá-lo quebrado após deixá-lo jogado dentro de uma mochila durante algumas horas.

Para facilitar o transporte do acessório, a fabricante incluiu em sua caixa uma pequena bolsa de pano. Embora essa solução seja bem-sucedida em evitar que o produto suje, ela não oferece muito no sentido “proteção” — algo que decepciona um pouco quando levamos em consideração o preço cobrado pelo Urbanite.

O ajuste do produto à cabeça é feito de forma fácil: somente a parte inferior da haste principal se mostra flexível. A movimentação das saídas de som ocorre de maneira fácil e elas se mantêm firmes no local que você as deixou — o que evita que você tenha que ajustá-las toda vez que tirar o fone ou recolocá-lo na cabeça.

Nesse quesito, elas possuem acabamento em tecido e suportes ligeiramente flexíveis que fazem com que repousem confortavelmente em cima de seus ouvidos. As almofadas do produto podem ser retiradas com certa facilidade, o que torna mais prática sua limpeza e permite a substituição fácil dessas peças caso elas se mostrem muito desgastadas.

O Urbanite vem acompanhado por um cabo removível com ajustador de volume, botão play/pause e um microfone integrado. Usando a tecnologia flat, o cabo é bastante resistente e dificilmente vai embaraçar caso você o deixe jogado na mochila ou em uma bolsa. Infelizmente, a Sennheiser optou pelo uso de um conector proprietário, o que deve tornar difícil substituir esse item caso ele seja perdido ou danificado.

A versão que chegou à nossa redação foi desenvolvida de forma a trabalhar com produtos Apple, o que significa que algumas de suas funções estão restritas a esses dispositivos — o controlador de volume não funcionava quando o fone era conectado ao Xperia Z2, por exemplo. Nas lojas, você consegue encontrar modelos adaptados ao Android e ao Windows Phone, cuja compatibilidade é indicada de forma clara na embalagem do aparelho.

Desempenho sonoro

Um aspecto no qual o Urbanite sem dúvida respeita o nome Sennheiser é em sua qualidade sonora. Seguindo tendências de mercado, o fone de ouvido prioriza tons graves — mas, ao contrário de outras opções populares (como a própria linha Beats), isso não significa um sacrifício de frequências médias e agudas.

Oferecendo uma assinatura sonora bastante marcante e equilibrada, o fone de ouvido é uma ótima opção para quem gosta de experiências sonoras com características fortes. O dispositivo reproduz músicas de maneira bastante viva, trazendo uma camada extra de energia a elas — o que pode ser encarado tanto de maneira positiva quanto negativa dependendo de seu ponto de vista.

Caso você procure um acessório com características neutras e que reproduza exatamente o que foi gravado em estúdio, é melhor passar longe do Urbanite. A assinatura sonora do fone de ouvido é bastante evidente, destacando elementos como o baixo e bateria de suas músicas favoritas — o que pode deixar o vocal e outros instrumentos em segundo plano (embora eles nunca sejam eliminados, algo que acontece com outros acessórios do tipo).

Durante nossos testes, o Urbanite se mostrou capaz de reproduzir muito bem diversos estilos musicais — faixas como “Vagabond” de Chuck Ragan, “Sound of Muzak” do Porcupine Tree e “3005” de Childish Gambino foram reproduzidas em toda a sua complexidade sem nenhum problema notável.

Mesmo em volumes considerados intensos, o Urbanite não apresenta qualquer espécie de distorção durante o processo de reprodução de áudio. São raras as vezes em que você vai querer usar todo o potencial do aparelho, visto que o isolamento sonoro proporcionado faz com que ele bloqueie facilmente ruídos exteriores — da mesma forma, o fone não costuma “vazar” seu som, o que o torna uma boa opção para uso em ambientes em que há outras pessoas.

O microfone integrado ao cabo do aparelho cumpre bem suas funções: além de ter uma qualidade sonora competente, gerenciar ligações é um processo fácil assim que você se acostuma com as funções proporcionadas pelo botão integrado ao cabo. O único problema nesse sentido é que o microfone costuma captar facilmente sons externos, o que o torna pouco adaptado a certos ambientes e situações.

No geral, o Urbanite é um fone de ouvido que oferece uma experiência de uso bastante confortável, garantindo a possibilidade de usá-lo durante horas sem qualquer problema. No entanto, como as caixas de som se posicionam sobre os ouvidos, você pode sentir certo incômodo devido ao aquecimento excessivo do produto em dias quentes. Além disso, as hastes do acessório tendem a escorregar facilmente, o que o torna um companheiro pouco adequado para caminhadas e corridas.

Vale a pena?

Apresentando uma união entre visual atraente e boa qualidade sonora, o Urbanite da Sennheiser é um dos melhores fones de ouvido que já tivemos a oportunidade de avaliar. Com uma assinatura sonora marcante, mas que não deixa de lado a reprodução clara de qualquer tom, o produto deve agradar tanto a quem busca por qualidade sonora quanto a quem considera acessórios do tipo um item de moda.

Mesmo priorizando tons graves (em outras palavras: bateria e baixo), o fone de ouvido não ignora tons agudos e médios. Na prática, isso significa que você vai escutar toda a complexidade presente nas faixas que gosta, embora esse processo não aconteça de maneira considerada neutra — algo que pode desagradar os audiófilos mais exigentes.

Em resumo, o Urbanite é uma ótima opção para quem está em busca de um dispositivo resistente, bonito e que cumpre muito bem suas funções. Mesmo que esperássemos a presença de um case de proteção mais resistente no pacote, o produto compensa o investimento considerável que você vai ter que fazer para adquiri-lo oficialmente no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.