Review: fone de ouvido Sennheiser Momentum Wireless [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Review: fone de ouvido Sennheiser Momentum Wireless [vídeo]

O Momentum Wireless é um produto que consegue a difícil tarefa de aprimorar as características de um fone de ouvido que já era excelente. Para tornar isso possível, a Sennheiser apostou em opções de conectividade, em um sistema de cancelamento de ruídos e em uma haste flexível que facilita o transporte do acessório.

Tivemos a oportunidade de passar uma semana com o dispositivo, o que nos deu a oportunidade de testar a fundo tudo o que ele tem a oferecer. Além de reproduzirmos músicas, também colocamos o fone à prova na reprodução de filmes e de jogos eletrônicos.

Nesta análise, você confere nossa impressão sobre o dispositivo e descobre os motivos pelos quais o consideramos uma das melhores opções do mercado em sua categoria. Após finalizar a leitura, não se esqueça de registrar suas impressões sobre o produto em nossa seção de comentários.

Design

O Momentum Wireless possui um visual bastante sofisticado. Construída em metal, a haste central do fone de ouvido apresenta revestimento em couro flexível e pode ser flexionada para facilitar o transporte do produto. Um ponto da construção que se destaca é o fato de todos os cabos do dispositivo ficarem escondidos dentro de sua própria estrutura.

As conchas acústicas possuem um tamanho generoso e envolvem totalmente as orelhas durante o uso do acessório. As saídas de som têm acabamento em couro flexível que se molda facilmente a diferentes tamanhos de cabeça e que prova bastante confortável mesmo após diversas horas de uso. No entanto, o material tende a aquecer um pouco durante dias mais quentes.

Na concha acústica direita, você encontra o botão que liga o acessório e que realiza o pareamento Bluetooth. Essa área também apresenta um controlador de volume (que também atua como botão play/pause), uma entrada para cabos micro USB e um conector para o cabo removível que acompanha o Momentum Wireless.

O pareamento NFC é feito tocando um aparelho compatível à saída de som esquerda do fone de ouvido. Para completar, o acessório apresenta uma série de microfones espalhados por sua superfície, cujo principal objetivo é realizar o cancelamento de ruídos disponibilizado pela tecnologia NoiseGard.

Dentro da embalagem do produto você encontra um cabo de áudio removível para usar o fone de forma passiva, um cabo micro USB para recarga e duas bolsas de proteção. Enquanto a primeira delas é feita em tecido e serve para evitar que o produto fique sujo, a segunda apresenta características semiflexíveis e oferece um grau aprimorado de proteção ao fone de ouvido.

Desempenho

Assim como acontece com seu antecessor, o Momentum Wireless possui um desempenho surpreendente que justifica a atenção que a Sennheiser dá a essa linha. A assinatura sonora do produto dá destaque a tons graves, mas em nenhum momento deixa de lado as frequências médias e agudas que compõem uma música.

O direcionamento espacial do produto é excelente, possibilitando identificar as características e o local de origem de cada som de maneira bastante fácil. O fone dá uma textura agradável às músicas, reproduzindo de maneira adequada as características únicas de instrumentos como guitarras, violões, bateria e baixo. Os vocais não ficam de lado, surgindo de forma clara e bem definida.

Mesmo não tendo características neutras, o Momentum Wireless deve agradar a muitos audiófilos. Além de funcionar como uma ótima solução para escutar músicas, o fone de ouvido é uma boa opção para assistir a filmes e seriados, além de atuar muito bem em jogos eletrônicos, especialmente aos portáteis. Durante nossos testes, a combinação entre o acessório e o game Lumines de PlayStation Vita se mostrou muito prazerosa.

O cancelamento de ruídos funciona muito bem, embora o produto não necessariamente apague todos os barulhos do exterior. Em um ambiente de trabalho, por exemplo, você ainda vai escutar algumas conversas, mas vai deixar de se incomodar com sons de teclado ou com telefones tocando.

O Momentum Wireless trabalha com intensidades sonoras altas, sem nunca apresentar distorções notáveis durante o processo (critério que também depende da qualidade da fonte sonora usada). Porém, graças ao isolamento proporcionado pelo fone, você dificilmente vai usá-lo em toda a sua capacidade pra conseguir “escapar” do ambiente ao redor.

O sistema fechado do dispositivo garante que o que você está escutando dificilmente vai vazar para outras pessoas. Mesmo quando usado em sua capacidade máxima, o acessório dificilmente deixa vazar mais do que um ruído suave. Assim, é possível usar o fone de ouvido em locais públicos sem medo de incomodar quem está ao redor.

Parear o Momentum é uma tarefa fácil: basta segurar o botão Power durante alguns segundos para um LED vermelho comece a piscar e o acessório seja detectado por dispositivos compatíveis. A conexão NFC é ainda mais prática, bastando encostar o produto em um eletrônico compatível para que eles passem a trabalhar em conjunto.

O fone de ouvido é capaz de guardar um total de oito dispositivos em sua memória interna, o que facilita seu uso em diversas ocasiões. O cabo removível também permite usar o dispositivo em seu modo passivo, no qual não há cancelamento de ruídos e não é possível usar os controladores de volume presentes na concha acústica direita.

Um dos aspectos que se destaca no produto é a duração de sua bateria (que é de 22 horas, segundo a fabricante). Em nossos testes, usamos o fone de forma moderada e tivemos que recarregá-lo somente após quatro dias. Só sentimos falta de um LED que indicasse quando o produto estava ligado, visto que sua ausência torna comum guardar o fone ainda ligado dentro do case protetor (somente para encontrá-lo sem carga após algumas horas).

Vale a pena?

Após passar uma semana usando o Momentum Wireless tanto em casa quanto no escritório, é um tanto difícil ter que deixar o fone de ouvido de lado. A grande qualidade sonora que ele possui, somada a seu sistema de cancelamento de ruídos, faz dele uma das opções mais completas que já passou por nossa redação.

Entre os pontos que se destacam está seu grande conforto: mesmo após horas de uso contínuo, o dispositivo não incomoda tampouco parece pesar sobre a cabeça. Além disso, a possibilidade de usar o modo Bluetooth ou um cabo P2 convencional torna o acessório bastante flexível e permite usá-lo em uma grande variedade de situações.

O único problema real que encontramos no produto foi a ausência de um LED que indicasse quando ele estava ligado ou não. Embora depois de certo tempo você se acostume a conferir se o fone está ativado (checando a presença do cancelamento de ruídos), não foram raras as vezes em que colocamos o produto em sua capa protetora para só depois descobrir que ele não havia sido desligado.

Toda a qualidade oferecida pelo Momentum Wireless se traduz em um preço bastante salgado, mesmo para um produto com suas características. Esse quesito deve pesar bastante na hora de decidir pela compra do produto, que, com seu valor atual, deve se manter restrito a um número muito restrito de consumidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.