Atualmente, a quantidade de sites, jogos e outras mídias que necessitam de um cadastro é enorme. Muitas pessoas optam por utilizar uma ou duas senhas para todos os logins que possuem, outras se arriscam em criar diversas chaves de segurança e depender totalmente de sua memória. Contudo, a segurança de suas contas pode ser algo mais simples de ser gerenciado.

Existem diversas opções de administradores de senhas para lhe ajudar a criar e organizar todos os seus cadastros. Contudo, quais são os melhores e mais confiáveis? Qual gerenciador possui mais funcionalidades sem cobrar nada por isso? Neste especial, abordaremos os principais password managers, comentando os pontos positivos e negativos de cada um.

1 – KeePass

KeePass é um administrador de senhas que possui um programa standalone e um aplicativo para quase todas as plataformas, capaz de facilitar sua vida com muitas funcionalidades bacanas.

Recursos:

  • Possui senha mestra
  • Revela fator de segurança de todas as suas senhas
  • Possui funções de autopreenchimento
  • Possui app gratuito para diversas plataformas
  • Organizador de senhas salvas
  • Guarda senhas TAN para bancos (cartão de senhas temporárias)
  • Armazenamento local
  • Gerador de senhas

Pontos positivos: este gerenciador possui muitos recursos interessantes que podem facilitar sua vida, como revelar o fator de segurança de suas senhas, completar os campos de preenchimentos, categorizar suas palavras-chaves por tipos – como redes sociais, sites de compra etc. –, gerar senhas com o número e de caracteres e parâmetros de segurança escolhidos e até mesmo armazenar códigos predefinidos para acesso aos bancos – sequências de quatro dígitos.

Outro fator de destaque é o aplicativo gratuito para Android, Windows Phone e iOS, que ajuda a lembrar senhas de outros apps também. KeePass possui ports para muitas outras plataformas, como Linux, Mac, BlackBerry, celulares antigos com J2ME e muito mais.

Pontos negativos: a multiplataforma de KeePass não é oficial, portanto muitos dos aplicativos e programas possuem nomes e qualidades diferentes do original. Outro problema é a função totalmente offline, que não pode ser sincronizada com sua versão mobile, além de permitir que alguém encontre a pasta que contém o banco de dados.

Entre os gerenciadores apresentados, KeePass é o único que não possui extensão para navegadores. Na teoria, ele supre tudo o que uma extensão faria, mas de uma forma mais trabalhosa e menos intuitiva. A mesma coisa pode ser dita sobre os plugins que adicionam funções que não estão disponíveis na versão original.

Para quem é recomendado: KeePass é uma solução simples e fácil, com conteúdo local, perfeita para quem não gosta de armazenar seus dados em nuvem. O aplicativo também herda as funções básicas do programa para Windows e é gratuito. Por seu fator multiplataforma, KeePass é ideal para pessoas que utilizam outros sistemas.

2 – PasswordBox

PasswordBox é um dos gerenciadores mais simples atualmente, cumprindo a proposta principal sem derivar demais para outras áreas, como backup online, verificação de segurança de sites etc.

Recursos:

  • Senha mestra
  • Armazenamento em nuvem
  • Plugin para navegador
  • Aplicativo para iOS e Android
  • Grava os dados pessoais
  • Gerador de senhas
  • Compartilhamento de dados com outros usuários
  • Criação de anotações seguras
  • Aplicativo gratuito com um modo de acessibilidade
  • Modo Legacy (uma pessoa pode administrar o conteúdo na sua ausência)

Pontos positivos: este gerenciador funciona apenas como plugin para seus navegadores, sem um programa standalone que precise ser instalado. A facilidade de estar a um clique de distância de todas as suas configurações de segurança torna a administração muito mais prática. Caso seu usuário Windows seja compartilhado, há opção para requisitar a senha mestra toda vez que quiser logar em um site.

Outro ponto forte é seu aplicativo para iOS e Android, que, diferente dos demais, utiliza o modo de acessibilidade do smartphone para gerenciar suas senhas, detectando automaticamente um formulário de login – tanto em sites quanto em apps. PasswordBox mobile sincroniza todas as suas informações em uma só conta, igualando o conteúdo do plugin do navegador ao do aplicativo.

Há funcionalidades extras bem interessantes, como o compartilhamento de seus dados com outras pessoas. Você também pode gerar senhas, bloquear automaticamente o acesso depois de um tempo predeterminado de inatividade e até mesmo utilizar um teclado virtual para burlar possíveis keyloggers – malwares que obtém as informações digitadas.

Pontos negativos: existem dois elementos ruins neste administrador. O primeiro e mais fácil de desconsiderar é o fato de que muitas funcionalidades ainda não foram implementadas em PasswordBox, como leitor de impressões digitais, segundo fator de segurança (PIN enviado para celular) etc. O outro são os eventuais bugs que não preenchem automaticamente seus dados de login, causando um trabalho extra.

Para quem é recomendado: para pessoas que querem uma solução rápida e simples para organizar suas senhas, sem funcionalidades extras que não são utilizadas por muitos usuários.

3 – LastPass

Quando o assunto é gerenciador de senhas, LastPass é um dos nomes de peso. Este administrador possui um programa separado para Windows, plugin para navegadores e aplicativos para Android e iOS.

Recursos:

  • Armazenamento em nuvem
  • Oferece a opção de criar uma senha nova e mais segura
  • Autopreenchimento
  • Senha mestra
  • Guarda senhas TAN para bancos (cartão de senhas temporárias)
  • Security Challenge (auditoria para a verificar seu conhecimento sobre segurança)
  • Organizador de senhas salvas
  • Plugin para navegador
  • Recurso de compartilhar senhas é pago
  • Aplicativo gratuito por 14 dias

Pontos positivos: é possível adicionar mais de um fator de verificação para acessar seus dados, gerar senhas, autopreencher formulários e muito mais. LastPass é totalmente online, e suas informações são protegidas pela criptografia AES de 256 bits, a mesma utilizada por internet bankings e alguns governos, como o dos Estados Unidos.

O gerenciador possui um aplicativo que age como um browser para seu smartphone com pontos negativos e positivos. Por um lado, o navegador consegue sincronizar todas as suas informações sem problemas, mas não importa histórico ou favoritos de seu navegador-padrão. Além disso, o aplicativo é gratuito apenas por 14 dias, sendo necessário pagar pela versão premium para utilizá-lo.

Um recurso interessante sobre LastPass é a função de auditoria, algo único entre os gerenciadores. A funcionalidade atua como uma espécie de “enquete” para determinar o seu conhecimento sobre segurança da informação. Com base no seu desempenho, o serviço lhe oferece dicas para melhorar a proteção de seus dados.

Podemos também gravar informações pessoais, como números de cartão de crédito, RG etc. A interface de usuário deste gerenciador é a mais fácil para utilizar entre todos devido à apresentação intuitiva dos atalhos para as principais funcionalidades.

Pontos negativos: apesar de ser bem completo, algumas funcionalidades, como compartilhamento de informações com outras pessoas e acesso ao aplicativo, são pagas e funcionam de forma reduzida ou em período de testes.

Para quem é recomendado: pessoas que não se importam de pagar um pouco por um serviço completo encontram em LastPass todas as funcionalidades possíveis, de uma forma bem intuitiva e didática. A versão gratuita ainda é muito boa, mas deixa a desejar por não oferecer gratuitamente a versão mobile.

4 – Dashlane

Apesar de possuir uma parte paga, Dashlane é uma das melhores opções disponíveis atualmente, com extensão para browsers, programa standalone e aplicativos para iOS e Android.

Recursos:

  • Senha mestra
  • Armazenamento em nuvem
  • Programa standalone
  • Plugin para browser
  • Salva cartões de crédito, paypal e outros métodos de pagamento
  • Organizador de senhas salvas
  • Autopreenchimento intuitivo
  • Gerador de senhas
  • Salva dados pessoais
  • Receitas para comprar em sites famosos, como a Amazon
  • Sincronização de aplicativo com a conta é de apenas 30 dias (pago)
  • App funciona como um teclado separado

Pontos positivos: o autofill do programa foi o mais satisfatório entre todos os demais, sem problemas de telas adicionais ou bugs de preenchimento, pois ao lado de cada campo há um ícone do gerenciador que automaticamente completa suas informações.

Essa opção também é válida para dados de cartão de crédito e PayPal, removendo o trabalho adicional para fornecer informações. Quando o assunto são compras, Dashlane se destaca nas “receitas de bolo” que podem ser programadas para alguns sites específicos, como a Amazon, tornando o processo de aquisição do produto muito mais rápido. Outro ponto forte é sua encriptação AES 256 bits, uma referência para a segurança da informação.

A interface do gerenciador é muito bem-feita, bonita e funcional. Os atalhos não são tão intuitivos quanto os do supracitado LastPass, mas ajudam bastante. Contudo, o plugin para navegador é apenas um extra, com poucas opções disponíveis quando comparado ao programa de Windows.

Dashlane possui uma versão paga que permite aos usuários sincronizar suas informações com os aplicativos para iOS e Android e fazer backups online. Além desses recursos, todo o resto é gratuito. E, por falar em versão mobile, o app possui uma forma interessante de combinar o browser-padrão com suas senhas salvas, utilizando um teclado para dar conta do recado.

Pontos negativos: apesar de a versão gratuita ser muito boa, Dashlane deixa a desejar por cobrar para utilizar o aplicativo. Outro aspecto que não agradou muito foi a concentração das funcionalidades no programa instalado, deixando de fora algumas delas no plugin para navegadores.

Para quem é recomendado: pessoas que apreciam uma interface intuitiva e não ligam para uma versão mobile encontram o que precisam em Dashlane. Caso você esteja disposto a pagar pelo serviço completo, este gerenciador é um dos tops da atualidade, bem similar a LastPass.

5 – Norton Identify Safe

O famoso antivírus Norton tem como principal função proteger seu computador de vírus, malwares e muito mais. Garantir a segurança de suas senhas é algo que se encaixa muito bem na proposta da empresa, e Identify Safe realiza com precisão essa tarefa.

Recursos:

  • Senha mestra
  • Programa standalone
  • Armazenamento local ou em nuvem
  • Plugin para navegadores
  • Verificador de segurança de senhas
  • Verificador de conteúdo de sites
  • Anotações seguras
  • Organizador de senhas salvas
  • Salva meios de pagamento
  • Extensão de arquivo local é encriptado por senha

Pontos positivos: este gerenciador de senhas se baseia nos cofres de verdade para funcionar, e, por mais estranho que pareça, a ideia se encaixa muito bem. O programa de Windows é o produto principal, e é nele que todas as suas informações estão concentradas. Entretanto, isso não é sinônimo de que o armazenamento é local.

Durante a instalação, há a opção de criar uma conta Norton e deixar todo o conteúdo online, algo muito útil para proteger suas informações caso algo aconteça com seu disco rígido. Portanto, diferente de seus concorrentes, Identify Safe lhe dá a possibilidade de escolher a opção mais agradável.

Outro aspecto bom do gerenciador é o travamento local do programa, que só pode ser reaberto com a sua chave mestra. É uma ótima alternativa para não fechar o programa para impedir que alguém o acesse enquanto você não está na frente do computador. Há também duas extensões para navegadores, que suprem a necessidade de abrir o programa toda vez e ainda verificam a segurança de todo o site que você visita.

Pontos negativos: Identify Safe não possui muitas funcionalidades oferecidas pelos concorrentes, como gerador de senhas, autopreenchimento e segundo fator de segurança. Talvez o que mais pese na visão geral seja não oferecer um aplicativo, que, apesar de estar em produção, pode fazer falta.

Para quem é recomendado: a solução da Norton é ideal para pessoas que querem conciliar a segurança de navegação na internet com a de seus dados pessoais e não liga muito para funcionalidades extras ou versões mobile.

6 – RoboForm

RoboForm é uma solução bacana para quem deseja administrar suas senhas, contando com muitos dos recursos oferecidos pelos concorrentes, além do aplicativo gratuito para os sistemas mobile.

Recursos:

  • Senha mestra
  • Autopreenchimento
  • Armazenamento local e em nuvem
  • Gerador de senhas
  • Programa standalone
  • Plugin para navegadores
  • Aplicativo para mobile
  • Funciona com leitor de impressão digitais
  • Salva dados pessoais

Pontos positivos: assim como alguns concorrentes, esse gerenciador de senhas lhe dá a opção de manter seus dados offline ou criar uma conta para armazená-los em nuvem. Se você optar por criar uma conta no RoboForm, provavelmente terá uma das melhores experiências gratuitas com sincronização de dados entre aplicativo, programa e plugin web.

Este administrador pode gerar senhas, organizar seus dados pessoais e de cartões de crédito, criar notas seguras e autocompletar os campos. E a parte boa é que a grande parte dessas funcionalidades são herdadas pelo aplicativo gratuito de RoboForm, que funciona como um navegador.

RoboForm oferece ao usuário a escolha do tipo de criptografia que deseja usar, como AES 256, RC6 e muito mais. Além disso, é possível configurar uma autenticação de dois fatores de senha, aumentando ainda mais a segurança dos seus dados.

Pontos negativos: a interface deixa muito a desejar quando comparada à de Dashlane e LastPass. Não que seja impossível utilizá-lo, mas ele é bem menos intuitivo e desorganizado. Os ícones não possuem nomes para as suas respectivas funções, e é preciso um pouco de dedicação para entender todos os elementos que RoboForm tem a oferecer.

Para quem é recomendado: pessoas que procuram uma boa integração de dados entre plataformas e não ligam para uma estética elaborada encontram uma ótima solução em RoboForm, que é totalmente gratuito.

Cupons de desconto TecMundo: