Comemoremos: Google quer pôr um fim aos logins de toda a internet

1 min de leitura
Imagem de: Comemoremos: Google quer pôr um fim aos logins de toda a internet

Desejo: dar adeus a essa tela. (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Se há algo que faria da internet um lugar melhor seria o fim dos logins. Por mais necessários que eles sejam, não consigo deixar de xingá-los sempre que preciso lembrar qual meu nome de usuário e senha. Porém, o meu pesadelo — e o de muitas outras pessoas — pode estar prestes a acabar. Um desenvolvedor da Google afirmou que está envolvido em um projeto que pode pôr um fim nesse martírio.

Em seu blog pessoal, Tim Bray afirma que ele está trabalhando em uma forma de tornar o processo de autenticação online menos penoso do que é atualmente e que a gigante da internet está envolvida nisso. Segundo ele, a remoção dos logins como conhecemos não apenas iria melhorar a experiência de navegação como deixar o ambiente online muito mais competitivo em termos de vendas online.

Bray explica que, por mais que a empresa invista em formas de oferecer sempre o melhor resultado às buscas ou que as lojas aprimorem sua relevância no site, as pessoas tendem a fazer compras nos mesmos lugares pelo simples fato de achar incômodo criar uma nova conta em uma loja desconhecida ou porque não se lembra de seus logins. Segundo o desenvolvedor, isso é algo muito nocivo, pois todos perdem dinheiro por uma complicação desnecessária.

Desse modo, caso a Google realmente consiga eliminar essa etapa — ou ao menos simplificá-la —, todos saem ganhando. E mesmo que você prefira comprar nos mesmos lugares, sairá vitorioso com menos nomes de usuários e senhas para memorizar.

Só nos resta esperar isso se tornar realidade — e o mais rápido possível, de preferência.

Fonte: Tim Bray

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.