Windows Phone: 8 apps úteis para os quais você nem daria bola

5 min de leitura
Imagem de: Windows Phone: 8 apps úteis para os quais você nem daria bola

Há muito tempo que os celulares deixaram de ser utilizados apenas para fazer e receber ligações ou mandar mensagens. Depois que os aparelhos passaram a suportar a instalação de aplicativos, o que não falta na internet são opções de ferramentas para os smartphones.

As próprias desenvolvedoras dos sistemas mobiles já oferecem diversas aplicações pré-instaladas para você utilizar. Embora muitas pessoas achem que conversor de unidade, lanterna e espelho não sejam muito úteis, eles podem acabar tendo muita utilidade em algumas situações mais delicadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte da imagem: iStock)

Nós separamos oito apps para quem usa aparelhos com Windows Phone que podem ser indispensáveis em algumas ocasiões. Você duvida? Então confira as histórias abaixo e veja como um simples aplicativo pode salvar o dia.

Conversor de unidade

A maioria dos países utiliza unidades de medida de acordo com o Sistema Internacional de Unidades, por isso muita gente não se incomoda em aprender a converter peso, temperatura ou comprimentos para outros padrões, mesmo que rapidamente e de forma aproximada.

(Fonte da imagem: iStock)

Mas e se você tiver que viajar para os Estados Unidos, por exemplo? O problema pode começar já no preenchimento do formulário de imigração, que vai pedir sua altura e peso. Até aí, sem problema, afinal você sabe tais informações. Porém, será preciso inserir os dados em libras (para o peso) e pés (para a altura).

Uma forma bem simples de contornar esse problema é ter um conversor de unidades instalado em seu celular. Assim, se você tiver que passar alguma informação do SI para aquele utilizado em outro país, fica bem mais fácil. Além disso, quando alguém disser para você que a estação de metrô mais próxima fica a 6 milhas, você não terá que andar quase 10 km para descobrir que uma milha equivale a 1,66 quilômetro.

Fuso horário

A sua viagem agora é para a Tailândia. Ao chegar ao aeroporto, você deseja ligar para a sua família e avisar que está tudo bem e que a demorada jornada até o país finalmente terminou. Quando sua mãe atende o telefone, o tom da voz indica que ela já estava dormindo. No Brasil já é uma hora da manhã, mas para você não passa de três horas da tarde.

Esse é um problema bem comum enfrentado por quem mora fora do Brasil ou tem que fazer ligações internacionais. Como saber que horas são no país para o qual você precisa telefonar? Simples, é só ter um aplicativo de fuso horário instalado em seu celular.

(Fonte da imagem: iStock)

Ferramentas como TimeZone4b e Earth Time Freer permitem que você consulte as horas exatas de qualquer país ao redor do globo. Dessa forma, você não comete a gafe de acordar todo mundo da casa quando for telefonar para um amigo, parente ou colega de trabalho.

Editar para ligar

Em mais uma de suas viagens de negócios, você acabou indo para a região Sul do Brasil e quer ligar para a família para matar um pouco a saudade. Ligações interurbanas exigem algumas informações antes do número a ser discado, como o código da operadora e o da cidade para a qual você deseja ligar.

Editar todos os números da sua agenda telefônica não é uma solução muito prática, pois, além do tempo perdido para fazer isso, você teria que realizar o processo novamente quando voltasse para a cidade de origem.

Por isso, o Editar para Ligar pode ser muito mais útil do que parece em um primeiro momento. Com ele você consegue modificar o número do contato antes de discar sem alterar as informações na lista de contatos. Assim, inserir o código da operadora e da cidade acaba sendo uma tarefa bem mais simples.

Lanterna

“Uma lanterna no celular? Não sei quando vou usar isso!”. Quem nunca pensou assim? Mas no dia em que acabar a luz na sua casa durante a noite, esse app aparentemente inútil pode ser a verdadeira salvação, principalmente na hora de procurar a vela dentro daquela gaveta que não é usada há muito tempo.

(Fonte da imagem: iStock)

Além de iluminar bem mais do que uma vela, o app não lambuza sua mão com cera derretida e pode ser deixado próximo a papéis e tecidos sem que haja o risco de incendiar toda a casa. O app de lanterna também pode ser bem útil na hora de encontrar o buraco da fechadura para abrir a porta quando você chega da balada e nenhuma luz da casa está acesa.

Velocidade pelo GPS

Você está andando de bicicleta é quer descobrir qual é a maior velocidade que você consegue atingir com o veículo, mas não tem um velocímetro instalado na bike para descobrir essas informações. Para uma situação assim, ou para o seu treino diário para a próxima maratona, aplicativos como o FREE GPS Speedometer pode ter muita utilidade.

Essas aplicações utilizam a sua posição do GPS para calcular a velocidade e armazenam as informações no próprio aparelho e de forma automática, dispensando o uso de outros acessórios para anotações. Dados como altitude e distância percorrida também podem ser calculados.

(Fonte da imagem: iStock)

Espelho

Transformar a tela do seu aparelho em uma superfície refletiva não é apenas questão de vaidade. Quem usa lente de contato certamente já passou pela dificuldade de ter que arrumar o acessório no olho e não ter um espelho à mão para tornar a tarefa um pouco mais simples.

Além disso, há também questões como praticidade e segurança. Normalmente os espelhos portáteis são muito pequenos e frágeis, podendo quebrar facilmente e acabar cortando seus dedos. Com o app que transforma a tela do seu smartphone em um espelho você não precisa se preocupar com essas questões. Enquanto houver bateria no aparelho, o espelho estará disponível.

Cronômetro

Quem nunca esqueceu um alimento assando no forno e acabou transformando a comida em carvão? Se o seu fogão não possui temporizador embutido, o uso de um cronômetro pode ser bem interessante para você ser avisado quando já está na hora de desligar o forno.

(Fonte da imagem: iStock)

A maioria dos smartphones oferece a funcionalidade de cronômetro por padrão, mas grande parte das pessoas não dá bola para o aplicativo. O uso de apps para marcar o tempo também pode ser bem útil durante as práticas esportivas, mesmo para os atletas amadores. Por isso, não abandone o cronômetro do seu aparelho tão facilmente.

Bússola

Em uma viagem de férias, você resolve explorar um pouco mais a cidade que está visitando e decide pegar o mapa de turismo para se localizar melhor. A descrição dos monumentos indica que o museu X fica na direção sul da região. E onde é o sul? Pois é, você não anda com uma bússola no bolso o tempo todo, certo? Errado!

Se o seu celular é um dos poucos objetos que vão com você a todos os lugares, então é possível ter uma bússola sempre à mão. É só instalar o aplicativo Bússola no seu aparelho e executá-lo quando precisa saber melhor a direção dos pontos cardeais.

(Fonte da imagem: iStock)

A bússola pode ser utilizada em diversas situações, como no alinhamento de equipamentos de astronomia e até mesmo fotografia, posicionamento correto de relógios de Sol, navegação e localização em ambientes de mata fechada, onde não é possível visualizar com clareza o sol no céu.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.