10 serviços online úteis para freelancers

4 min de leitura
Imagem de: 10 serviços online úteis para freelancers

Quem trabalha em ramos como design, fotografia, programação e revisão, entre outras áreas, costuma aceitar projetos isolados para complementar a sua renda mensal, bem como com o intuito de construir o seu portfólio ou mesmo por puro e simples gosto. No entanto, ao aceitar esses trabalhos autônomos, o profissional está completamente sozinho, devendo gerenciar tudo, dos clipes de papel utilizados até a versão final do projeto, por conta própria.

Como é o caso de muitas dessas pessoas também possuírem um emprego fixo, embora estejam fazendo trabalhos isolados, cuidar de muitos detalhes pode ser muito maçante e cansativo. A ideia de listagem abaixo é mostrar alguns serviços online que podem ajudar você, nem que apenas um pouquinho, a aliviar o fardo da “solidão” ao encarar um trabalho muito extenso, seja criando uma lista de tarefas até cronometrando o tempo gasto em cada uma.

Holly

Se você precisa fazer algo mais complexo do que apenas revisar uma página de texto, então provavelmente é interessante listar todas as tarefas que precisam ser completadas para que o trabalho seja aceito quando entregue. No Holly, você cria diferentes listas de tarefas, as quais podem ser marcadas como concluídas, bem como ter tags relacionadas para facilitar a sua organização.

HTML Mails

Antes de fechar um contrato, provavelmente você precisa trocar alguns emails com o contratante primeiro. Caso haja algum grupo envolvido na conversação, ou você simplesmente queira deixar uma boa impressão, melhor do que apenas usar um email de texto sem formatação é aproveitar um serviço como o HTML Mails, responsável por adicionar diferentes efeitos à mensagem, permitindo que ela fique bonita e seja aberta em qualquer computador.

Markable

Você não sabe usar o Word direito ou simplesmente acha muito inconveniente os atalhos que ele utiliza para aplicar determinados efeitos de formatação? Pois então o Markable pode ser útil: com ele, basta digitar símbolos específicos para acionar determinadas formatações, tornando o texto muito mais dinâmico na hora de escrever, caso você saiba como proceder corretamente. O serviço mostra o resultado em tempo real e exporta para vários formatos.

Minute Bill

Depois de realizar o serviço para o qual você foi contratado, é muito interessante ser pago por ele. Como, em geral, são empresas que pedem trabalhos terceirizados, muito provavelmente você deve emitir algum tipo de comprovante de pagamento, um recibo, para poder receber o valor combinado. Como editar um documento do zero pode ser um pouco trabalhoso, serviços como o Minute Bill facilitam o preenchimento e a impressão das suas faturas.

Pomodoro.me

Pomodoro é uma técnica já famosa para aumentar a sua produtividade que foi desenvolvida nos anos 1980. Basicamente, ela consiste em marcar 25 minutos de trabalho consecutivo e focado, seguidos de curtos intervalos de cinco minutos de descanso. Dessa forma, você não se desgasta tanto e consegue aproveitar o seu potencial ao máximo. No Pomodoro.me, você consegue acionar o cronômetro, definindo o tempo dos intervalos curtos e dos longos.

Quabel

Similar ao Markable, o Quabel também serve como um editor de texto simples, no qual é possível digitar comandos para formatá-lo. Como principal diferença, não há uma pré-visualização em tempo real do texto, porém você conta com a possibilidade de definir metas em caracteres, tempo de leitura e afins: conforme você progride, uma barra vai enchendo e, quando completa, uma animação de fogos de artifício é exibida para indicar a conclusão.

TeuxDeux

Outro gerenciador de tarefas, porém com a diferença de não criar listas hierárquicas com horários definidos. No TeuxDeux, você cria as suas tarefas e as organiza na ordem que deseja fazê-las, podendo arrastá-las para outros dias da semana, conforme as suas necessidades. Além de contar com uma metodologia mais liberal na abordagem das tarefas e da organização, a sua interface também é bem mais bonita – outra vantagem é ele ter um app para iPhone.

Throwww

Você quer criar um blog para compartilhar as suas ideias sobre os acontecimentos mais recentes do seu campo de trabalho, porém não deseja perder tempo editando nenhuma parte do seu template ou qualquer questão semelhante? Pois com o Throwww é possível postar conteúdos diversos no serviço, bastando digitar um título e colocar um texto na postagem. Todos as páginas nele possuem a mesma formatação simples, o que pode ser visto como positivo.

Timer Tab

Este serviço é para você que gostaria de usar a técnica Pomodoro, mas acaba achando ela exigente demais, requerendo muito esforço mental para ser seguida corretamente. Ou seja, com o Timer Tab, você tem acesso a um simples cronômetro de contagem regressiva e a um alarme. Um dos seus pontos interessantes é a possibilidade de escolher um vídeo do YouTube para personalizar o toque do seu “despertador”.

WeekendHacker

Você anda atolado com tantas tarefas que já não consegue mais trabalhar com o que realmente gostaria? Pois o WeekendHacker é uma espécie de rede social para você descobrir novos projetos que possam vir a ser justamente aquilo que você procura. Embora esteja em inglês, dependendo da sua área de atuação isso acaba não sendo um problema e até mesmo ajuda você a aumentar o número dos seus contatos de trabalho internacionais.

A lista acima conta apenas com dez sugestões para você conseguir gerenciar melhor um pouco do seu tempo ao realizar os seus freelas. Caso algum serviço online que você conheça não esteja mencionado aqui, não deixe de comentar abaixo para indicar a ferramenta que possa complementar esta seleção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.