Android: como alterar as cores de LED de notificações

3 min de leitura
Imagem de: Android: como alterar as cores de LED de notificações

Muitos smartphones possuem um LED na parte externa do aparelho, que tem como principal objetivo alertar o dono do dispositivo a respeito de alguma atividade ocorrida, como notificação de ligação perdida ou de mensagem recebida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como essa pequena luz normalmente é mostrada apenas em uma cor, ela acaba enganando os proprietários dos celulares, que muitas vezes pensam ter uma mensagem esperando para ser lida enquanto, na verdade, a notificação era para avisar que a bateria do aparelho está fraca.

Para resolver esse simples problema, selecionamos algumas aplicações para Android que permitem personalizar a cor do LED de alguns aparelhos. Assim, além de deixar o celular mais com a sua cara, você também já fica sabendo que tipo de notificação ele está exibindo.

Os eleitos

Light Flow Lite

O Light Flow Lite permite controlar totalmente o LED do aparelho. Com ele, é possível manipular não só a cor com a qual a luz frontal pisca, mas também a sua vibração. O app possui opções para configurar as notificações de ligações perdidas, lembretes do calendário, email, MMS e SMS.

Além disso, O Light Flow Lite trabalha com diversos avisos de forma simultânea. Com isso, o LED pisca de forma alternada entre as cores de cada notificação, permitindo que você saiba que há, por exemplo, uma chamada perdida e um SMS esperando para ser lido — isso sem que seja necessário acessar a tela principal do sistema.

(Fonte da imagem: Google Play)Aparelhos compatíveis

Segundo a descrição na página do Google Play, o aplicativo funciona sem problemas no Nexus One, Xperia Ray e em alguns modelos da Samsung.

Blink Flash LED

O Blink Flash LED funciona de maneira semelhante ao app citado anteriormente, mas tem a vantagem de ser compatível com mais modelos de celular. O aplicativo permite ajustar a cor de exibição do LED e também a frequência com a qual ele irá piscar. Você pode configurar notificações de chamada perdida, chamada sendo recebida, SMS e nível de bateria.

(Fonte da imagem: Google Play)

Aparelhos compatíveis

Não há nenhuma especificação do desenvolvedor, mas há relatos de que o app funciona no Nexus, Xperia Play, aparelhos da Motorola, Samsung Galaxy S2 e S3 e alguns modelos da HTC.

LED me Know

O LED me Know foi desenvolvido com foco maior nos aparelhos da HTC, principalmente o Desire 2.2. O app é bem completo e permite escolher a cor e também a frequência com a qual o LED pisca. É possível configurar notificações para alertas do Gmail, ligações perdidas, mensagens de texto, Gtalk, WhatsApp, nível de bateria e espaço em disco.

(Fonte da imagem: Google Play)Aparelhos compatíveis

Apesar de ser desenvolvido para aparelhos HTC, é possível utilizar o LED me Know também no Nexus One, LG Ally e boa parte dos modelos da Samsung.

Handcent SMS

O Handcent SMS funciona de uma forma diferente dos demais aplicativos. Com ele, você pode configurar uma cor diferente para cada contato presente na sua lista. Dessa forma, é possível saber quem está ligando antes mesmo de pegar o celular e ver o nome na tela.

Uma característica legal do Handcent SMS é que você pode personalizar a aparência do próprio app, deixando ele com um visual mais descolado.

(Fonte da imagem: Google Play)

Aparelhos compatíveis

De acordo com a descrição do desenvolvedor presente na página do Google Play, o Handcent SMS funciona sem problemas em qualquer aparelho que tenha um LED de notificações e esteja rodando o Android.

LED Color Tester

A ideia do LED Color Tester é um pouco diferente dos apps listados acima, já que o seu objetivo não é permitir que você configure o LED para cada notificação recebida, mas sim testar quais cores podem ser utilizadas na luz de alerta do aparelho.

(Fonte da imagem: Google Play)

Com ele, basta você selecionar a coloração pretendida e conferir se o LED pisca de acordo com a opção selecionada. Sabendo quais cores são suportadas pela luz de notificação do seu aparelho, fica mais fácil configurar os apps listados ao longo desta seleção.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.