Homem usando um dos quiosques do Greenopolis para arrecadar pontos, que virarão descontos em produtos. (Fonte da imagem: Greenopolis)

Os games e aplicativos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, permitindo que permaneçamos o tempo todo conectados. Seja no computador, tablet ou smartphone, temos uma infinidade de alternativas para garantir momentos de diversão e aprendizado.

Acompanhando a popularização desses gadgets, as indústrias de jogos e de desenvolvimento de softwares aproveitam para expandir seus limites. E quando dizemos isso, não estamos apenas nos referindo a novos mercados. Agora, eles querem transcender as barreiras entre mundo real e virtual.

A nova tendência para softwares e games é transformar a sua vida em um “jogo”. A ideia central desse tipo de programa é utilizar os dados que você fornece durante sua rotina ao usar o celular e o notebook, por exemplo, para criar situações interativas no mundo real. As aplicações para esse tipo de sistema são ilimitadas.

Se você pensou que tais aplicativos demorariam a chegar às nossas mãos, saiba que esse cenário já é uma realidade. Neste artigo, vamos mostrar alguns programas que possibilitam que o seu dia a dia contextualize a sua interação com o mundo virtual, trazendo benefícios para o seu corpo, mente e bolso.

Por um corpo mais saudável

É difícil encontrar uma pessoa que vá para a academia por pura e simples satisfação. Geralmente, malhamos por uma questão de saúde ou aparência. Se você faz parte do grupo que pratica esporte “obrigado” ou que ainda não teve a oportunidade de colocar os músculos para trabalhar, o Nexercise pode ser a motivação que faltava.

(Fonte da imagem: Divulgação)

O aplicativo para iOS rastreia atividades que vão desde corrida e levantamento de peso a esgrima e polo, recompensando os esportistas com produtos gratuitos e descontos. Segundo o desenvolvedor, a pontuação não é dada por quantos quilômetros você percorreu ou quantos quilogramas você levantou no supino. Os pontos são oferecidos apenas por você adotar um comportamento saudável.

Outro serviço desse gênero é o Fitocracy, um game social no qual você é capaz de transformar as suas metas na academia em um jogo. A cada objetivo completado, pontos são somados ao seu perfil. Assim, ao mesmo tempo em que você estará aumentando o seu nível no game, você também terá muitos benefícios na sua saúde.

Reciclagem lucrativa

Na onda da sustentabilidade, o Greenopolis pode ser uma saída “rentável” tanto para o meio ambiente como para a sua conta bancária. Esse sistema consiste em postos de coleta de material reciclável espalhados por parques, postos de combustível, escolas, restaurantes e centros de convenções.

Nesses quiosques, você passa o código de barras do “lixo” em um dispositivo ótico, registra o tipo de objeto e o coloca no receptador. Em seguida, um ticket é impresso com um código, o qual deve ser cadastrado no seu perfil.

Dessa forma, são somando pontos à sua conta. Tais pontos podem ser trocados por descontos na compra de produtos e serviços no site da Greenopolis. Os materiais coletados são transformados em tapetes, bolsas, luminárias, roupas e muitos outros itens comuns em nosso cotidiano.

Corra, Forest, corra!

Praticar atividades físicas ao ar livre pode ser mais do que apenas uma maneira de manter o corpo em forma. Com o Sports Tracker, você é capaz de monitorar o trajeto realizado, a distância percorrida, o tempo levado, a quantidade de passos e as altitudes alcançadas durante suas caminhadas, corridas ou pedaladas. Com um dispositivo comprado à parte, é possível até mesmo registrar os seus batimentos cardíacos.

Esses dados ficam salvos no seu perfil do serviço, podendo ser compartilhados. Para ficar mais divertidos, você pode desafiar seus amigos a percorrer distâncias mais longas. Assim, cria-se uma disputa sadia, em todos os sentidos.

Preparando-se para o ataque dos zumbis

Com tantos projetos militares e experiências com armas biológicas que existem por aí (pelo menos é o que dizem as teorias conspiratórias), não podemos descartar a hipótese de que nossas cidades um dia poderão ser invadidas por zumbis. Portanto, caso isso aconteça, precisamos estar preparados para correr dos mortos-vivos.

O Zombies, Run! é um game completamente imersivo que faz você correr, correr muito. O jogo utiliza os dados do GPS do seu aparelho para criar alguns pontos interativos nesse trajeto. Ao passar por esses locais, você estaria coletando os recursos necessários (como kits de primeiros socorros, comidas e armas) para a construção de uma base, a qual servirá para abrigar os sobreviventes.

Para tornar a sua experiência mais realista, o aplicativo passa as coordenadas de qual o caminho a ser percorrido com os gemidos dos zumbis como plano de fundo – passando a sensação que os comedores de cérebros estão logo atrás de você. O game deve ser lançado no primeiro trimestre deste ano.

Cuidando das suas finanças

Deixando de lados os aplicativos para a sua saúde física, é importante também abordarmos o seu bem-estar financeiro. Nesse sentido, o Mint pode ser uma ferramenta extremamente útil. Esse serviço online, que conta com aplicativos para iOS e Android, permite a centralização do controle de todos os seus gastos.