9 jogos para você ser o técnico do seu time do coração [vídeo]

9 min de leitura
Imagem de: 9 jogos para você ser o técnico do seu time do coração [vídeo]

Há um ditado popular que diz: “Futebol, religião e política não se discutem”. Entretanto, quando a pelota rola no gramado, a conversa é bem diferente. Basta acontecer um lance duvidoso na partida para que ele seja comentado entre amigos durante toda a semana – até a próxima rodada do campeonato.

A paixão dos brasileiros pelo esporte bretão não tem limites. Torcedores fanáticos fazem de tudo para incentivar e levar seus clubes de coração rumo ao título. Se dependesse apenas da torcida, todo jogo de futebol acabaria empatado e todo time teria milhões de comandantes.

Se você faz parte desse enorme grupo de apaixonados e críticos, não pode deixar de acompanhar a nossa seleção de jogos capazes de transformá-lo em um verdadeiro técnico e cartola do mundo da bola.

O treinador da sua equipe não escala o time de maneira adequada? Ele só faz alterações erradas? Suas táticas não funcionam? Mostre que você pode fazer melhor e levantar taça atrás de taça. Pare de dar pitacos e coloque seus conhecimentos de futebol à prova!

Pagos

Football Manager 2012

O Football Manager é uma franquia renomada com um nível de configuração impressionante, reproduzindo com muita fidelidade a vida real de um técnico. O jogador pode definir praticamente tudo neste game.

Fora das quatro linhas, você é quem escolhe sua equipe de olheiros e preparadores físicos. Outra função importante para o seu progresso é a descoberta de novos talentos, portanto, acompanhar o desempenho da categoria de base pode garantir o seu sucesso, caso surjam craques formados no seu clube.

Além disso, o gamer deve comparecer às coletivas de imprensa para encarar as perguntas, muitas vezes capciosas, dos repórteres. É possível definir a entonação com a qual o seu personagem responderá aos questionamentos e a postura que ele adotará em relação às transferências dos jogadores.

Por sua vez, com a prancheta na mão, você tem uma infinidade de opções para escalar sua equipe e determinar as táticas que ela deve adotar no campo. Até mesmo na preleção o usuário pode influenciar seus comandados com palestras motivacionais.

Aliada a tudo isso, a simulação das partidas com reprodução dos melhores momentos em 3D, apesar de não oferecer gráficos impecáveis, faz com que o gamer realmente se sinta um verdadeiro dirigente. São tantas coisas para ajustar e configurar que o Football Manager pode se tornar complexo para iniciantes.

FIFA Manager 12

É desnecessário apresentar a série FIFA Manager, a qual é considerada a franquia do segmento com maior popularidade. Este game possui quase o mesmo nível de detalhamento das configurações que o Football Manager.

Assim como no seu rival, neste título você pode escolher funções específicas para cada atleta dentro de campo, táticas destinadas para situações diferentes na mesma partida, acompanhar e comprar jogadores com potencial de crescimento – enfim, o gamer pode gastar horas para ajustar sua equipe no início.

O realismo nas atividades rotineiras necessárias para progredir em FIFA Manager também é facilmente percebido pelo usuário. Contudo, o que diferencia este título dos demais é sua qualidade gráfica.

Além de oferecer cenários mais interativos e detalhados, como a possibilidade de personalizar os objetos e a textura da sua mesa de trabalho, a simulação das partidas em 3D é bem superior que a da concorrência.

Todavia, não espere encontrar efeitos visuais tão detalhados como em FIFA 12. Você vai perceber falhas com frequência, incluindo corpos que atravessam uns aos outros e atletas com frames de seus cabelos faltando ou olhos bizarros.

Elifoot 2011 

O Elifoot é o clássico dos gerenciadores de futebol. Ele foi o primeiro game a permitir que o jogador assumisse o papel de comandante de uma equipe. A principal característica deste título é sua simplicidade, tanto na sua parte visual como em suas configurações.

O jogo não oferece tanta liberdade quanto os títulos mencionados até aqui. Em contrapartida, você com certeza será capaz de se familiarizar com seus comandos e funções de forma muito mais rápida e descomplicada.

No que concerne a sua parte gráfica, a simplicidade foi levada tão a sério que sua interface se tornou pouco atraente e apresenta alguns incômodos, como a aplicação de cores fortes em painéis de visualização – o que acaba dificultando a leitura de informações.

Apesar de pecar na falta de atualização do seu visual, o Elifoot ainda é capaz de divertir os usuários e testar os seus conhecimentos sobre futebol. Se você ainda não jogou games desse gênero, este título é uma interessante maneira de experimentar como tudo começou, passando uma sensação nostálgica ao gamer.

Brasfoot 2011 

Brasfoot é um game nacional baseado no Elifoot. Como era de se esperar, este título é um dos gerenciadores que obteve muito sucesso em terras tupiniquins, sendo um dos jogos mais baixados do Baixaki.

O seu funcionamento é muito parecido com o original. Portanto, se você já jogou Elifoot não terá problemas em descobrir como este game funciona. O fato de ter o português como idioma nativo é outro atrativo dele, pois todas as informações são facilmente entendidas – sem aquelas traduções estranhas que não fazem o menor sentido.

Embora também priorize a simplicidade, a interface do Brasfoot é mais agradável que a do game que o originou. O design das telas possui modelagens mais modernas, os ícones são mais extrovertidos e o esquema de cores, apesar de ainda apresentar algumas tonalidades muito fortes, não atrapalha na interação do usuário.

A inteligência artificial aprimorada deste jogo possibilita que eventos das partidas influenciem com mais fidelidade a avaliação dos atletas, condizendo com o desempenho da equipe. Sem dúvida, Brasfoot é um dos games que melhor reproduz os campeonatos nacionais. Para quem não perde a chance de distribuir seus palpites no Brasileirão, esse título é uma interessante opção de entretenimento.

Gratuitos

Football Superstars 

Football Superstars é uma espécie de Second Life do futebol. Neste game, depois de criar o seu personagem (personalizando desde características físicas a adornos), você pode andar pelo mundo virtual e encontrar adversários.

Passeando por metrôs, lanchonetes e lojas de roupa, sua missão é desafiar outros gamers reais que também vagam pelo ambiente fictício. Essa interação entre os usuários torna o jogo inovador e mais divertido, pois é possível conversar com outras pessoas como se estivessem em um chat.

Apesar de as atenções do Football Superstars estarem voltadas para os atletas que entram em campo, a partir da sua última atualização o game passou a oferecer o modo de gerenciamento de clubes. Nessa nova modalidade, é possível que o seu personagem jogue em um time treinado por outro gamer – mais um recurso diferente do convencional para esse estilo de jogo.

O visual deste game é superior ao da maioria dos títulos do gênero. Contudo, durante as partidas, você não irá encontrar a mesma qualidade gráfica e de jogabilidade que franquias mais renomadas, como o Pro Evolution Soccer 2012. A movimentação dos atletas é vagarosa e um pouco travada, o que dá uma sensação de jogar em câmera lenta.

A disponibilização de poucos servidores pode ocasionar a sobrecarga da rede quando acessada por muitos jogadores. Devido a tal falha, é possível que você encontre, esporadicamente, dificuldade para se conectar ao mundo virtual do Football Superstars. Embora este título tenha suas limitações, vale muito a pena experimentá-lo, pois seu conceito e recursos inovadores proporcionam novas emoções no mundo da bola.

Footballidendity

Footballidendity é bem diferente dos demais gerenciadores de clubes de futebol. Nele, você pode escolher ser um jogador, treinador ou jornalista. Devido a essa última opção, o gamer pode vivenciar o universo futebolísticos em uma perspectiva completamente nova: a de um repórter que busca descobrir tudo o que rola nos bastidores dos times.

Além disso, todo o mundo deste jogo é criado e composto pelos próprios usuários. Isso significa que, caso você se torne um técnico, os atletas da sua equipe são outros gamers reais. Por isso, dedicação e empenho são fundamentais neste título, pois você pode influenciar o desempenho dos outros jogadores.

Se por um lado isso exige mais responsabilidade, em outra visão tal característica torna o Footballidendity mais emocionante e competitivo. Em relação à sua parte gráfica, não crie expectativas de ver efeitos bacanas, pois este jogo online não possui animações ou sons. Sua interface é simples e não oferece dificuldades de manipulação.

Entretanto, os constantes anúncios publicitários na lateral da janela principal do jogo acabam incomodando o usuário com o tempo. Footballidendity é um pouco pesado, demandando um bom percentual de recursos do navegador – o que pode, eventualmente, causar lentidão na sua navegação ou ocasionar o travamento do browser.

Gerd Mueller´s Perfect Goal

Dentro das inúmeras alternativas de gerenciadores online de futebol, Gerd Mueller´s Perfect Goal é um dos títulos que mais se destaca. Um de seus diferenciais é o recurso de personalização dos atletas. Ao criar o seu time, você tem um plantel com 15 jogadores, os quais não têm posição definida. Eis que a sua opinião começa a influenciar o jogo.

Além de administrar o estádio onde sua equipe se apresenta, você deve cuidar para que o restante da infraestrutura do clube, como hotel, sala de fisioterapia e centro de treinamento, ofereçam um ambiente propício para atletas campeões.

Assim como o Footballidendity, as partidas realizadas em Gerd Mueller´s Perfect Goal acontecem entre gamers reais. O mercado também é compartilhado entre todos os inscritos, o que significa que, quando a janela de transferências é aberta, os atletas de alto nível são disputados ferozmente entre os clubes.

Nesse cenário, o dinheiro faz toda a diferença para o seu progresso no jogo. Para arrecadar um montante satisfatório, você pode lucrar com a venda de lanches e bebidas, além dos ingressos, no estádio. A interface deste título conta com cenários bem interessantes, como a sua sala de trabalho – que conta com um plano de fundo com móveis e eletrônicos indispensáveis para a sua rotina de dirigente.

ManagerLeague

Ainda no segmento de games online nos quais você enfrenta outros jogadores, o ManagerLeague é mais uma opção para sua diversão. A desenvolvedora procurou criar um contexto bem realista para algumas características do jogo, como na questão de patrocinadores, pois conta com empresas reais e muito conhecidas.

A dinâmica do game deve ser outro interessante atrativo, já que é possível estabelecer estratégias das partidas que são aplicadas automaticamente. Por exemplo, você deixa configurado que sua equipe reforce a marcação, trabalhe com passes longos e opte por chutes precisos ao abrir uma diferença de três gols. Ao conseguir tal vantagem, o estilo de jogo do time se adapta para a retranca, sem a necessidade de qualquer movimentação.

Outra virtude deste jogo é sua interface, que oferece um visual organizado e moderno – permitindo que o jogador encontre as ações que deseja com muita facilidade. Dessa forma, a interação com o ManagerLeague acontece de maneira muito agradável.

SoccerManager

A não ser pela possibilidade de comandar até dois clubes simultaneamente, desde que eles atuem em ligas diferentes, SoccerManager não traz recursos inovadores. Seus principais pontos positivos são o baixo consumo de recursos da máquina, funcionalidade descomplicada e suporte para português.

Com isso, você não precisa passar por menus complexos ou lentidão no navegador para ajeitar o seu time e entrar em campo. A ferramenta que permite ao treinador passar instruções automaticamente durante as partidas é extremamente útil, pois as disputas são pré-agendadas.

Dessa forma, mesmo que você não esteja acompanhando o jogo em tempo real, suas táticas serão aplicadas à equipe – como mudança de posicionamento e de postura dos atletas dependendo do placar.

.....

Qual o seu gerenciador de futebol favorito? Você sentiu falta de algum game na nossa seleção? Quais táticas e dicas você tem para compartilhar com outros leitores para que eles tenham sucesso na carreira de cartola? Participe deixando seu comentário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.