Cuidado, hein! Vídeo mostra como é fácil abrir os cofres de quarto de hotel

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado, hein! Vídeo mostra como é fácil abrir os cofres de quarto de hotel

Quem costuma viajar com uma certa frequência, deve ter percebido que a grande maioria dos quartos de hotel possuem um cofre para que o hóspede possa guardar seus pertences. A ideia parece ótima para evitar surpresas ou dores de cabeça ao fim da estadia, com a porta maciça e as trancas poderosas passando uma bela sensação de segurança. Porém, talvez seja melhor pensar duas vezes antes de colocar algo valioso nesses depósitos, uma vez que bastam só alguns poucos minutos para que alguém tenha acesso ao interior deles sem a sua permissão.

Quão seguro é o seu cofre de hotel? Esse é tanto o título quando o questionamento de um vídeo compartilhado no YouTube na última terça-feira (8). Na produção de pouco menos de quatro minutos, o especialista em segurança Jim Stickley mostra que não é preciso aparelhos de última geração, brocas gigantescas, estetoscópio ou uma equipe de espiões habilidosos – à la Missão Impossível – para destrancar uma dessas belezinhas. Tudo que é preciso é um par de ferramentas simples e um conhecimento básico para abrir fechaduras.

Fechadura? Sim, pode não parecer em um primeiro momento, mas mesmo os cofres eletrônicos têm uma abertura escondida – geralmente utilizada para emergências. Isso é exatamente o que Stickley prova no clipe mais acima, retirando uma pequena placa com a marca da fabricante para revelar a abertura. Vencendo rapidamente duas travas internas, ele é capaz de destravar o segredo, abrir a porta do depósito e fechar tudo novamente sem deixar nenhum indício de arrombamento ou algo do tipo.

Dá para imaginar o nível da confusão quando um cliente volta para o aposento, abre o armazenamento de segurança e vê que carteira, documentos e celular sumiram. Como é o próprio hóspede quem coloca a senha no cofre e não há marcas de que o mecanismo foi forçado, não é difícil prever que a pessoa e a gerência do estabelecimento terão uma longa noite de discussão pela frente. Stickley reforça que o vídeo serve apenas para alertar o público sobre a fragilidade do sistema e não para fazer a festa no quarto alheio, ok?

Já conferiu o vídeo mostra o nível de segurança dos cofres de hotel? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.