Dono do 'NomesBrasil.com' tem mais quatro sites fraudulentos semelhantes

1 min de leitura
Imagem de: Dono do 'NomesBrasil.com' tem mais quatro sites fraudulentos semelhantes
Imagem: Época

Durante esta semana, o site NomesBrasil.com, que permitia consultar CPFs e situações cadastrais de milhões de brasileiros, gerou muita polêmica na web e acabou saindo do ar na última quinta-feira (07/05). Agora, foi descoberto que o mesmo administrador desse site tem ainda mais quatro outras páginas fraudulentas similares na web.

Uma delas, o “CNPJBrasil.com” permite consultar o CPNJ de empresas brasileiras através de seus nomes. Depois e encontrar um resultado, qualquer pessoa pode conferir o CNPJ, nome fantasia, razão social, data de abertura, natureza jurídica, principal atividade econômica e até o status da companhia.

O segundo site, o SimplesNacional.net, traz uma listagem com todas as empresas brasileiras cadastradas nessa modalidade tributária, focada em pequenos e médios negócios. Há ainda mais dois sites, o UnitedKingdomCompanies.com e CompaniesNY.com, que permitem consultar informações similares sobre empresas britânicas e do estado norte-americano de Nova York.

As relações entre esses cinco sites foi descoberta a partir de uma análise do código da página do NomesBrasil.com, que trazia a ID do AdSense, o sistema de anúncios online da Google. Essa mesma ID está disponível nos quatro outros sites que ainda estão ativos.

Fora do ar

O Ministério da Justiça notificou a GoDaddy, empresa que estava hospedando o NomesBrasil.com, para que o site fosse retirado do ar. No mesmo dia, a companhia removeu o site da internet, mas ainda não há notícias sobre a possível identificação dos responsáveis. O Ministério diz que a multa por transgredir partes do Código de Devesa do Consumidor e do Marco Civil da Internet pode chegar a R$ 7,2 milhões nessa situação.

Caso os responsáveis por esses sites não tenham usados identidades falsas, é muito possível que investigadores já saibam quem são eles. Para realizar um cadastro no AdSense, por exemplo, a Google requer endereços, telefones, nomes e contas bancárias válidas e verificáveis. Por isso, a polícia já tem pelo menos alguns rastros para seguir.

Até o momento desta publicação, todos os quatro sites restantes do dono do NomesBrasil.com continuavam no ar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.