TV do Irã tem sinal sequestrado durante transmissão ao vivo; país acusa Israel
A transmissão de TV de uma emissora estatal do Irã foi sequestrada durante a transmissão normal; Irã acusa o Israel

21/06/2025, às 08:00
)
A transmissão de um canal estatal de TV do Irã foi sequestrada na quarta-feira (18) durante programas ao vivo, segundo reportagens da mídia local (via The Hacker News). O governo iraniano acusa Israel de estar por trás da interferência, embora a origem do ataque ainda não possa ser confirmada.
“Se você experienciar interrupções ou mensagens irrelevantes enquanto assiste a vários programas de TV, é porque o inimigo interferiu em nossos sinais de satélite”, comunicou a emissora.
- Leia mais: Após ataques cibernéticos e roubo de criptomoedas, Irã cogita até 'desligar internet' no país
As reportagens se baseiam em relatos de telespectadores que compartilharam nas redes sociais imagens das interrupções — nas quais teriam sido exibidos clipes relacionados a protestos de rua.
De acordo com a IRIB, a emissora oficial do país, o ataque foi restrito às transmissões via satélite, sem impacto sobre outros meios de distribuição de sinal.
Até o momento, nenhuma autoria foi confirmada, mas o governo iraniano atribui a ação a Israel, em mais um episódio de tensão digital entre os dois países.
Ciberataques são mais recorrentes
Este não seria um caso isolado. Desde o agravamento do conflito regional, os ciberataques tornaram-se mais frequentes e variados, incluindo ofensivas de negação de serviço, sequestro de sinais, desfiguração de sites e supostos vazamentos de dados.
Quer saber mais sobre o impacto dos ciberataques nos conflitos atuais? Siga o TecMundo nas redes sociais e acompanhe nossa cobertura completa sobre segurança digital e geopolítica cibernética.