Fotos do Facebook são usadas por empresa de reconhecimento facial

1 min de leitura
Imagem de: Fotos do Facebook são usadas por empresa de reconhecimento facial

A ClearView AI, empresa que oferece serviços de reconhecimento facial, está utilizando fotos do Facebook para criar um gigantesco banco de imagens e disponibilizá-lo a mais de 600 agências policiais nos Estados Unidos, órgãos governamentais e empresas privadas, de acordo com o The New York Times.

Segundo o jornal, a startup possui um acervo com aproximadamente 3 bilhões de fotos, obtidas na rede social criada por Mark Zuckerberg, no Instagram e também em plataformas como YouTube e Venmo (serviço de pagamento móvel).

Ainda conforme a publicação, o serviço tem a capacidade de reconhecer rostos inclusive de imagens registradas à distância ou tiradas de ângulos diferentes, com índice de acertos superior a 75%, além de poder ser utilizado em óculos de realidade aumentada para identificar qualquer pessoa que passar por você.

(Fonte: The New York Times/Reprodução)

O sistema de reconhecimento facial, que já teria ajudado a identificar criminosos, compara as imagens armazenadas com os perfis públicos nas redes sociais, trazendo imediatamente detalhes como nome, localização, profissão e outras informações que estiverem disponíveis, podendo ser utilizado de inúmeras maneiras.

Como se proteger

A ferramenta despertou preocupações em muitos especialistas sobre a privacidade e a segurança dos dados, pois não foi testada por órgãos independentes antes de ser disponibilizada às autoridades. Para quem deseja proteger as suas fotos do serviço, a melhor alternativa é modificar as configurações de privacidade do Facebook.

Para tanto, clique em “Configurações”, depois acesse “Privacidade” e mude para “Não” a alternativa “Você deseja que mecanismos de pesquisa fora do Facebook se vinculem ao seu perfil?”. Fazendo isto, é possível impedir o acesso da ferramenta às suas imagens, desde que ele não tenha acontecido anteriormente, se a opção estivesse em “Sim”.

Você também pode mudar as configurações de privacidade no Instagram e nos demais serviços online que utiliza, caso queira proteger as suas fotos da ClearView AI.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.