PUBG e Pokémon Go: por que brasileiros estavam usando VPN para jogá-los?

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: PUBG e Pokémon Go: por que brasileiros estavam usando VPN para jogá-los?

Se você acessa a internet há muito tempo, provavelmente já ouviu falar em VPN. E, talvez, até saiba que as pessoas costumam utilizá-la para navegar com mais segurança e privacidade. Mas, além destas, há outras vantagens ao utilizar esse tipo de serviço.

No início deste ano (2019), vários jogadores conseguiram jogar PUBG Lite mesmo antes do jogo ter sido lançado no Brasil. Como isso foi possível? Simples: os jogadores estavam instalando uma VPN no PC e configurando para que ela fosse conectada em um servidor da Tailândia. Dessa forma, o acesso ao PUBG Lite era liberado para eles.

Neste artigo, vamos falar das vantagens de se utilizar uma VPN em conjunto com jogos online.

Cibersegurança, Configuração De Uma Vpn, Vpn Hotspot

Fonte: Pixabay 

Devo usar VPN jogando online? Causa lag?

Se você considerar que a VPN adiciona uma camada extra de segurança na sua conexão, deveria, ao menos, tentar utilizar uma.

Usando uma VPN, você se conecta a um servidor em outro país. Dependendo da qualidade da sua internet e do servidor onde você está conectado, pode haver perda de pacotes e aumento da latência em determinado jogo. Isso significa que você pode sim ter lag.

Por outro lado, se você se conectar num servidor que se encontra no mesmo país onde está o servidor do jogo, você pode reduzir a latência e ter uma experiência melhor do que se não estivesse usando a VPN. O ideal é que você realize testes, se conectando a servidores diferentes para cada jogo. Os serviços de VPN costumam oferecer uma ferramenta de ping, para que você saiba qual servidor está mais próximo de você, geograficamente. Dependendo da qualidade da conexão, pode ser que você não sofra nenhum impacto durante seus jogos.

Para realizar seus testes, você pode procurar um serviço de VPN que tenha assinaturas com um período de avaliação gratuita.

Se você ainda quiser jogar, mesmo com um pouco de lag, a VPN será vantajosa por possibilitar o acesso a jogos bloqueados em sua região, fazer download de DLCs exclusivas e te proteger contra ataques DDoS.

Fonte: Pixabay

 

VPN funciona com outros jogos?

Sim, geralmente qualquer título funciona sob uma VPN: DOTA, DOTA 2, Fortnite, Battlefield 1, Titanfall 2, FIFA 17, Sims 4, Star Wars: Battlefront, Tera, entre outros. O próprio PUGB Lite, como citado anteriormente, ao lado de Pokemon Go, é um dos games mais jogados com o uso de VPN.

Aqui, mais uma vez, vale a usar a estratégia do teste, tanto com o game quanto com o as opções de servidores do seu serviço de VPN. 

Afinal, usar VPN é crime?

O uso de VPN em si não configura crime algum, a não ser que você esteja em um país onde este serviço é proibido.

O que pode acontecer é você utilizar a VPN para desbloquear um conteúdo que não está disponível na região onde você mora. Dependendo da empresa que disponibiliza este conteúdo, ela pode vir a aplicar algum tipo de punição ao usuário ou até mesmo efetuar o cancelamento da conta. Mas, o mais normal é as empresas não se importarem tanto com isso.

Em caso de dúvidas, leia os termos de utilização do seu jogo ou da plataforma que forneceu o título (Steam, GOG, Origin, Uplay, etc.).

Fonte: Pixabay

 Em quais serviços de VPN eu posso confiar?

Pela internet, você encontra centenas de serviços de VPNs, tanto gratuitos quanto pagos. Vários dos mais populares são confiáveis, porém, como já mencionamos, apenas um serviço pago pode garantir a qualidade da sua conexão, além de não possuir cota de tráfego, dependendo do plano contratado.

Na categoria dos serviços pagos, um que vem se destacando em 2019 é o Norton Secure VPN. Aproveite que ele está com 56% de desconto e adquira sua licença:

Se o widget não estiver aparecendo, confira o preço e todos os benefícios do Norton Secure VPN no site oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.