Motoristas de app no RS paralisam por 24 horas em protesto

1 min de leitura
Imagem de: Motoristas de app no RS paralisam por 24 horas em protesto

Motoristas de aplicativos de transporte particular (Uber, 99, Cabify etc) ficarão paralisados por 24 horas em protesto no Rio Grande do Sul. Parados desde a madrugada desta segunda-feira (14), os motoristas pedem mais segurança para trabalhar, afirma o G1.

A concentração dos motoristas foi iniciada em Porto Alegre, que conta com 15 mil profissionais ativos. De acordo com o presidente da Liga de Motoristas de Aplicativos, José Moraes, a principal reivindicação é a segurança.

A principal reivindicação é a segurança dos motoristas

“Nós temos contabilizados, desde julho, cinco mortes violentas praticadas por chamadas no aplicativo. Infelizmente temos um quadro hoje de extrema violência, com ataques violentos, com o condutor, motoristas e colegas esfaqueados, baleados, muitos até correndo risco de vida”, explica Moraes. “Precisamos de um cadastro fidedigno. A empresa faz um cadastro bem feito e coloca um assassino sentado dentro do teu carro. A gente pede à população que seja paciente e nos ajude. Não chamem os aplicativos, usem outro meio de locomoção, para que haja a conscientização das operadoras de aplicativos e das autoridades”.

A Uber, em nota, disse que “acompanha a movimentação e entende que, como autônomos, os motoristas parceiros têm o livre direito de se manifestar”. Respondendo aos protestos, adicionou que vem estudando novas medidas “que possam contribuir com a segurança de seus usuários e motoristas parceiros”.

Sobre o caso, a 99 disse que “montou uma equipe especialmente dedicada, composta por mais de 70 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos. O time trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, cuidando exclusivamente da proteção dos usuários. Esse trabalho, que também escuta e avalia as críticas e sugestões dos condutores, foi responsável pela redução em 82% os incidentes na plataforma em 2018”.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.