Campainha com câmera de empresa da Amazon teria espionado clientes

1 min de leitura
Imagem de: Campainha com câmera de empresa da Amazon teria espionado clientes

A companhia Ring pertence à Amazon e é fabrica produtos de segurança, como campainha de porta com câmera e câmeras de segurança inteligentes. A ideia é que apenas os usuários tenham acesso às imagens capturadas, porém, uma reportagem do site The Intercept afirma que os vídeos teriam sido vistos por um grande número de funcionários da fabricante.

Mais do que isso, alguns engenheiros e executivos da companhia teriam acesso direto ao vivo a tudo o que é registrado pelas lentes de um produto da Ring. A bizarrice do caso chegaria ao extremo de funcionários espionarem os próprios colegas de trabalho que também utilizam produtos da empresa em suas residências, informa a publicação.

A matéria cita fontes anônimas que garantem a prática dentro da empresa adquirida pela Amazon em fevereiro de 2018 pela bagatela de US$ 1 bilhão.

A Ring se explica

Os engenheiros da Ring teriam acesso a tais imagens para aprimorar os recursos de inteligência artificial (IA) dos produtos da empresa, mas isso em nenhum momento é mencionado nos termos de uso dos equipamentos, alerta o The Intercept.

A fabricante explicou, porém, que os vídeos usados para treinar a IA seriam apenas aqueles disponibilizados publicamente em um app ou cujo acesso foi permitido pelos usuários. Em comunicado, ela garantiu, ainda, que “leva muitíssimo a sério” a segurança e a privacidade de seus clientes e que seus funcionários não têm acesso a vídeos ao vivo de seus produtos.

“Além disso, temos zero tolerância para uso abusivo de nossos sistemas e, se descobrirmos pessoas mal-intencionadas com esse comportamento, tomaremos ações rápidas contra elas”, concluiu a subsidiária da Amazon.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.