Kaspersky revela nova porta aberta para hackers no Windows

1 min de leitura
Imagem de: Kaspersky revela nova porta aberta para hackers no Windows

A Kaspersky Lab revelou uma nova vulnerabilidade 0-day que explora o núcleo (kernel) do Windows. De acordo com a empresa de cibersegurança, este é o terceiro ataque consecutivo de 0-day que foi descoberto nos últimos três meses.

“Como a falha (CVE-2018-8611) está no módulo do kernel do sistema, este exploit é particularmente perigoso e pode ser usado para ignorar os mecanismos de mitigação de explorações maliciosas existentes em navegadore3s web modernos, incluindo o Chrome e o Edge”, explica a Kaspersky.

Caso um cibercriminoso explore essa falha, ele pode acessar o sistema da vítima e ter acesso completo aos arquivos

O que a vulnerabilidade permite: caso um cibercriminoso explore essa falha, ele pode acessar o sistema da vítima e ter acesso completo aos arquivos — “vulnerabilidades de 0-day são uma das formas mais perigosas de ciberameaça, pois, por ser desconhecida, não existe detecção ou correção”, adiciona a empresa.

Vale notar que a Microsoft já corrigiu as três vulnerabilidades, por isso, é importante que você mantenha o seu sistema operacional atualizado com os últimos pacotes disponíveis.

“A descoberta de três vulnerabilidades de 0-day no modo kernel em poucos meses é uma evidência de que nossos produtos usam as melhores tecnologias e são capazes de detectar ameaças sofisticadas. Para as organizações, é importante entender que, para proteger seu perímetro, elas precisam de uma solução que combine proteção endpoint e uma plataforma avançada de detecção de ameaças”, afirma Anton Ivanov, especialista em segurança da Kaspersky Lab.

Acompanhe mais dicas que a empresa separou aqui embaixo:

  • Instale a atualização da Microsoft para corrigir a vulnerabilidade desconhecida
  • Certifique-se de manter atualizado todos os softwares usados em sua organização e sempre executar novos patches de segurança quando disponíveis
  • Use uma solução de segurança de ponta
  • Em caso empresarial, garanta que sua equipe de segurança tenha acesso aos mais recentes relatórios de Threat Intelligence. Por fim, mas não menos importante, garanta que sua equipe seja treinada nos aspectos básicos de cibersegurança

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.