Pesquisa presidencial no WhatsApp é falsa

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa presidencial no WhatsApp é falsa

Em meio ao mar de notícias falsas, as pesquisas falsas também estão encontrando seu caminho. Uma mensagem compartilhada via WhatsApp se passa por pesquisa do Datafolha e convidam o eleitor a escolher entre os candidatos Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). Segundo o próprio Datafolha, essa mensagem enviada pelo aplicativo é falsa.

“2º Turno: você foi selecionado para participar da pesquisa presidencial de 2ºturno do Ibope, responda no link a seguir”, diz a pesquisa falsa. De acordo com a Folha, pesquisas eleitorais do instituto Datafolha são realizadas apenas presencialmente, nunca por telefone ou internet.

Anteriormente, pesquisas falsas foram utilizadas para espalhar malware, inscrever usuários em serviços SMS pagos e roubar dados pessoais. Por isso, se você receber pesquisas eleitorais por WhatsApp, exclua a mensagem e não a compartilhe.

"Pelo que identificamos, se trata de uma fake news e já registramos mais de 2 mil bloqueios nas últimas 3h. Isso dá uma média de cerca de 700 bloqueios/hora. O número ainda está baixo, pois faz pouco tempo que identificamos, mas é possível que cresça significativamente nas próximas horas", comentou o laboratório dfndr, da PSafe, em comunicado ao TecMundo.

zapMensagem falsa

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.