Pegasus, malware que espiona celulares, está ativo no Brasil

1 min de leitura
Imagem de: Pegasus, malware que espiona celulares, está ativo no Brasil

O spyware Pegasus, que virou notícia em 2017 porque foi descoberto espionando jornalistas, defensores dos direitos humanos e ativistas anticorrupção, continua ativo em mais de 44 países — e o Brasil é um deles. Segundo a ESET, o Pegasus foi desenvolvido para empresa NOS Group, de Israel, para ser usado inicialmente no México.

O propósito do Pegasus foi desviado

A ESET afirma que os cibercriminosos por trás do Pegasus operam o spyware da Ásia e tem como nome Ganges. “O mesmo operador [que atua no Brasil] também atua em países como Bangladesh, Índia, Paquistão e Hong Kong, usando domínios cujos nomes tinham alguma relação com as questões políticas para infectar os seus alvos”. Acredita-se que os alvos sejam escolhidos por motivações políticas.

Um relatório do CitizenLab comenta que o Pegasus foi desenvolvido de maneira legítima: a ideia era utilizar o software como ferramenta governamental para combater o terrorismo e o crime. Porém, seu propósito foi desviado.

O spyware aparece em países com registros duvidosos sobre histórias de comportamentos abusivos em matéria de direitos humanos

O operador do Pegasus, após sucesso da infecção, pude acessar tudo de um smartphone. Ou seja: mensagens de texto, informações de calendário, mensagens de WhatsApp e outros aplicativos, localização, microfone e câmera do dispositivo — e tudo sem que a vítima possa perceber.

O Pegasus estar presente no Brasil também corrobora com outra informação do relatório Citizen Lab: o spyware aparece em dispositivos localizados em países com registros duvidosos relacionados com histórias de comportamentos abusivos em matéria de direitos humanos pelos serviços de segurança desses países, e onde foram descobertas possíveis tentativas de utilização do Pegasus para discutir questões políticas suspeitas que não estão relacionados com os propósitos para os quais a ferramenta foi criada.

A ESET nota que o NSO Group informou que não comercializou a ferramenta em vários dos países mencionados no relatório do Citizen Lab.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.