Filme de Hollywood? Satélites podem ser hackeados

1 min de leitura
Imagem de: Filme de Hollywood? Satélites podem ser hackeados

Em muitos filmes de Hollywood, vilões hackeiam satélites para realizar trabalhos escusos. Acontece que pesquisadores na Black Hat, evento que acontece nesta semana, estão demonstrando vários métodos que atacam sistemas SATCOM e tornam esse cenário uma realidade.

Isso pode ser usado para criar queimaduras se [as pessoas] forem afetadas pela transmissão da antena

Ruben Santamarta, consultor da IOActive, por exemplo, fez uma apresentação em que demonstra o comprometimento remoto de sistemas de aeronave, revelando a localização de bases militares e até mesmo sequestrando a antena para fritar “a pele e eletrônicos”, escreveu em tweet. Segundo a PCMag, o pesquisador fez demonstrações que envolvem aviação, área marítima e militar — entre essas demonstrações, o pesquisador mostrou como extrair coordenadas GPS, alterar sistemas de navegação deixando aeronaves ou navios “à deriva” e até lançar ataques contra os “transponders” dos satélites.

“É possível usar uma quantidade específica de energia na transmissão para criar um cenário em que sistemas biológicos e elétricos possam ser afetados”, explicou Santamarta. "Isso pode ser usado para criar queimaduras se [as pessoas] forem afetadas pela transmissão da antena".

Ao que parece, uma mitigação dessas vulnerabilidades ainda está sendo trabalhada.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.