Executivos do Facebook comentaram que a empresa está usando diversas técnicas para combater operações de agentes maliciosos e até hackers russos que buscam divulgar informações falsas e manipular a opinião pública. Entre as técnicas, o Facebook usa a inteligência artificial.

O assunto é quente: recentemente, o Facebook excluiu páginas ligadas ao movimento MBL por disseminar notícias falsas — páginas que, anteriormente, o MBL negava qualquer tipo de envolvimento. Vale notar que um dos sites ligados ao grupo minerava criptomoedas de computadores de leitores sem qualquer tipo de aviso.

Segundo a Reuters, os executivos do Facebook estão aumentando os esforços depois de todos os escândalos envolvendo as eleições estadunidenses de 2016 e o mau uso de dados pela Cambridge Analytica. Além de técnicas com inteligência artificial, o Facebook nota o trabalho em parcerias com agências de checagem de fatos para impedir a manipulação em eleições, por exemplo.

Apesar da inteligência artificial ser citada, o Facebook não detalhou como ela é utilizada nessa guerra contra a desinformação.

Cupons de desconto TecMundo: