Bug reativa perfis antigos em site de encontros e preocupa ex-utilizadores

1 min de leitura
Imagem de: Bug reativa perfis antigos em site de encontros e preocupa ex-utilizadores

Quando alguém deixa uma rede social e apaga o seu perfil, é natural esperar que todas as informações sejam apagadas de forma definitiva, acabando com qualquer possibilidade de reativação. Contudo, não é o que acontece com o site de encontros Match.com, no qual um bug trouxe de volta à vida uma série de perfis antigos e deixou alguns ex-utilizadores preocupados.

Conforme relata uma reportagem do site The Verge publicada nesta segunda-feira (23), algumas pessoas relataram terem recebido notificações de matchs recebidos no site de namoro mesmo depois de terem apagado seus perfis há anos. Um porta-voz da companhia confirmou o problema, mas alegou que apenas “um número limitado” de pessoas foi afetado.

Apesar de confirmar também a intenção de renovar a sua política de privacidade em breve, atualmente, o documento garante que a companhia pode “reter alguma informação associada à sua conta” mesmo no caso de alguém ter solicitado a exclusão do perfil. As novas regras, que ainda não tem data prevista para entrar em acordo, serão elaboradas para adequar a ferramenta à nova regulamentação de privacidade da União Europeia.

Match.comMatch.com mantém dados de usuários mesmo após a solicitação para exclusão de um perfil.

O site Match.com está no ar desde 1993 e a sua proprietária, a Match Group, atualmente é dona de outros serviços do gênero talvez até mais populares — OkCupid, PlentyoFish e Tinder. As diretrizes de privacidade de Tinder e PlentyoFish afirmam que eles mantêm em seus registros os dados de usuários durante um tempo “permitido por requerimentos aplicáveis legais”, enquanto o Tinder avisa que guarda “alguns dados” mesmo após o encerramento de um perfil na plataforma.

Além de questões óbvias de privacidade, afinal os seus dados continuam circulando por aí mesmo quando você já não quer manter um perfil em uma determinada rede social, há ainda implicações sociais: imagine ter que explicar para a pessoa com a qual você namora atualmente que se trata de um bug que reativou o seu perfil em um site ou aplicativo de paquera.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.