Rússia deflagra ataque em escala global contra roteadores e switches

1 min de leitura
Imagem de: Rússia deflagra ataque em escala global contra roteadores e switches
Imagem: dailydot

De acordo com alertas emitidos hoje (16) pelos departamentos de segurança dos EUA e do Reino Unido, hackers patrocinados pelo governo russo estariam deflagrando um grande ataque em escala global contra roteadores e switches de redes governamentais, empresariais e domésticas. O objetivo do ataque seria espionar atividades de outros países bem como interceptar detalhes sobre propriedade intelectual.

O governo dos EUA acredita que esse ciberataque é obra de hackers patrocinados pelo governo russo

“Desde 2015, o governo norte-americano vem recebendo informações de múltiplas fontes — incluindo organizações de segurança digital dos setores privado e público — de que ciberagentes estão explorando um grande número de aparelhos de rede residenciais e comerciais ao redor do mundo. O governo dos EUA acredita que esse ciberataque é obra de hackers patrocinados pelo governo russo”, diz o alerta norte-americano.

De acordo com o governo norte-americano, os hackers estariam criando portas para ataques futuros e encontrando brechas em equipamentos de rede para roubar senhas e interceptar tráfego de rede não criptografado. Não se sabe, contudo, o que os russos já teriam conseguido com tudo isso.

A recomendação geral é de que é necessário manter o firmware de seus equipamentos de rede, tais como modems, roteadores e switches, sempre atualizado, para evitar que brechas de segurança conhecidas sejam exploradas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.