Ransomware 'do bem' sequestra seu PC para você jogar PUBG

1 min de leitura
Imagem de: Ransomware 'do bem' sequestra seu PC para você jogar PUBG

Talvez, os ransomwares sejam os ataques mais contundentes que acontecem hoje — e também estão ficando cada vez mais incisivos, sofisticados, danosos, com vítimas perdendo arquivos e dinheiro em todo o mundo. Dessa vez não é isso que acontece. O "PUBG Ransomware" sequestra seu computador, mas libera os arquivos se a vítima jogar algum tempo do game PlayerUnknown's Battlegrounds.

De acordo com a MalwareHunterTeam, o "PUBG Ransomware" encripta os arquivos e pastas quando entra na máquina e adiciona a extensão ".PUBG". Dessa maneira, após criptografar os arquivos, ele oferece duas maneiras da vítima se livrar do sequestro:

  • Jogar algumas horas de PUBG
  • Simplesmente inserir a chave de liberação

Exatamente: temos por aqui um cibercriminoso "do bem". Ele diz o seguinte no ransomware: "Seus arquivos estão encriptados pelo PUBG Ransomware! Mas não se preocupe! Não é difícil liberar esses arquivos. Eu não quero dinheiro! Apenas pague com horas no PUBG! Ou, o código de restauração também está aqui embaixo:".

Veja na imagem abaixo o ransomware

pugbPUGB Ransomware

De acordo com a equipe da MalwareHunterTeam, basta 1 hora de jogatina de PUBG para o ransomware ser liberado. Enquanto tudo parece uma brincadeira, há uma preocupação por trás disso: a pessoa que desenvolveu o ransomware pode estar apenas treinando algumas habilidades novas, o que virá a seguir?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.