Chineses com “pontuação de cidadão” baixa não poderão viajar de avião

1 min de leitura
Imagem de: Chineses com “pontuação de cidadão” baixa não poderão viajar de avião

Sabe aquele episódio “Queda Livre” da série Black Mirror da Netflix? Pois é! A China está prestes a virar um gigantesco exemplo real daquela sociedade distópica na qual as pessoas são avaliadas com uma nota e, consequentemente, enfrentam penalidades ou recebem privilégios. No caso chinês, o país está prestes a impedir que pessoas com uma “pontuação de cidadão” baixa viajem de trem ou de avião.

Essa pontuação, na verdade, é conhecida por lá como “crédito social” e está começando a ser implementada. Espera-se que, até 2020, o sistema esteja completamente operacional, concentrando avaliação de crédito bem ao estilo SPC e Serasa, pagamento de multas, dívidas e infrações civis — tais como fumar em local proibido.

Todos esses dados são processados para gerar uma nota que vai aferir o nível de confiabilidade de um cidadão chinês

Todos esses dados são processados para gerar uma nota que vai aferir o nível de confiabilidade de um cidadão chinês. Além de limitar as liberdades das pessoas em viajar, ainda não se sabe exatamente para que isso tudo servirá. Ainda assim, é de se esperar que essa nota acabe servindo como base para oferecer crédito aos cidadãos, uma vez que ainda não existem sistemas na China que rastreiam dados de consumidores inadimplentes, como os nossos SPC e Serasa.

Estima-se que algo entre 6 e 7 milhões de chineses já tenham sido marcados nesse sistema de pontuação social, sendo que muitas pessoas por lá já foram impedidas de viajar em aviões por conta de condutas questionáveis em seu passado.

Dívidas bilionárias vs. multas de trânsito

Não há detalhes específicos sobre o peso de cada tipo de infração no sistema para o cálculo da nota geral, mas, ao que parece, pessoas com dívidas bilionárias como Jia Yueting — fundador da LeEco e Faraday Future — enfrentarão restrições civis similares às de quem estaciona bicicletas na calçada dedicada a pedestres ou é pego fumando dentro de um trem.

Seja como for, as restrições para viagem em trens e aviões começam a entrar em vigor no dia 01 de maio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.