Homens e mulheres com senhas fracas; eles usam 'password', elas usam nomes

1 min de leitura
Imagem de: Homens e mulheres com senhas fracas; eles usam 'password', elas usam nomes

Alimentar hábitos relacionados à gestão de senhas está cada vez mais difícil. Cada vez mais os portais fazem uso de cadastro interno como requisito para acessar conteúdos e serviços  uma alternativa para fidelizar o acesso dos usuários. Além disso, redes sociais, sites de compras e outras plataformas particulares (intranet, sistema universitário etc.) cuidam de aumentar a lista de senhas que precisamos lembrar para conseguir sobreviver diariamente.

Se por um lado o aumento de canais que solicitam senhas se expandem, por outro, parece que o cuidado dado a esse dispositivo de segurança segue muito diminuto. A sequência formada pelos números iniciais "123456" ainda é o código "secreto" mais utilizado em todo o mundo.

O que a pesquisa diz

O estudo foi realizado com 600 pessoas pela consultora EPC Group, especializada em segurança da informação. De todos os entrevistados, mais de 37% admitem que modificaram as suas senhas no último mês quando alguma matéria publicada tratou do assunto. Outro resultado interessante é que cerca de 11% dos informantes afirmam utilizar a mesma senha nos últimos 7 anos, com pequenas variações na sequência de letras ou números ao longo desse período.

Outro gesto de descuido evidenciado nos resultados da pesquisa é que os homens têm o hábito de usar 2,8 vezes mais a palavra "senha" como senha. Já as mulheres apresentam uma prática igualmente curiosa: elas usam 1,3 vez mais os nomes de seus companheiros como senha. Dos entrevistados, 22% afirmam definir a mesma senha para todo e qualquer site que requer login. Apenas a fatia formada por 14% declara se preocupar em criar uma senha particular para cada site que frequenta.

A importância de senhas seguras

A utilização de senhas de fácil dedução torna vulneráveis as informações pessoais dos usuários na internet. Não é à toa que a tentativa de desvendar o acesso às contas por meio de padrões recorrentes nas senhas é a primeira investida de hackers. Além de alimentar o hábito de alterar todas as senhas frequentemente, é preciso que a formulação delas não esteja associada a informações pessoais óbvias e comuns, como datas de aniversário ou nomes de familiares. Uma senha segura é formada por caracteres distintos entre si, misturando letras minúsculas, maiúsculas e outros elementos alfa-numéricos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.