Pesquisadores da Kaspersky Lab descobriram um novo malware voltado para infectar caixas eletrônicos que rodam em sistemas operacionais Microsoft Windows Vista e Windows 7. Chamado de ATMii, o malware não deve atingir a maior parte dos caixas eletrônicos, visto que eles rodam em sistemas Windows XP.

O código malicioso serve para roubar credenciais de usuários, ou seja, senhas bancárias. Ele foi descoberto pelos pesquisadores em abril deste ano, e as operadoras de caixas com os sistemas vulneráveis foram alertadas.

No Brasil, essa técnica é defasada se comparada com as utilizadas atualmente

"O malware possui dois módulos: um injetor (exe.exe, 3fddbf20b41e335b6b1615536b8e1292) e um para ser injetado (dll.dll, dc42ed8e1de55185c9240f33863a6aa4)", explicam os pesquisadores. Além disso, para conseguir o acesso ao ATM (caixa eletrônico), os cibercriminosos precisam do acesso físico.

Vale lembrar que, no Brasil, essa técnica é defasada se comparada com as utilizadas atualmente. O Brasil é benchmark em fraude bancária, tanto na internet quanto físico, com os famosos skimmers — vulgarmente conhecidos como chupa-cabra — instalados em caixas eletrônicos e maquininhas de pagamento.

Cupons de desconto TecMundo: