Câmeras de vigilância de Moscou ganham reconhecimento facial avançado

2 min de leitura
Imagem de: Câmeras de vigilância de Moscou ganham reconhecimento facial avançado

Você conferiu recentemente um exemplar do sistema de vigilância utilizado na China para rastrear pessoas em tempo real, além de garantir reconhecimento facial avançado. Agora, algo semelhante vem à tona também na Rússia, mais precisamente em Moscou. A prefeitura da capital russa confirmou que utiliza desde fevereiro o sistema de reconhecimento facial desenvolvido pela companhia russa NTechLab.

Essa empresa já levantou polêmica recentemente ao apresentar um aplicativo capaz de rastrear pessoas na rede social russa VK, o FindFace, utilizado para encontrar e assediar trabalhadores sexuais e atores pornôs no país europeu. Agora, a companhia volta a ter parte no controverso maior sistema de vigilância do mundo.

Rastreamento facial em Moscou

De acordo com o Departamento de Informação e Tecnologia da cidade de Moscou, as 160 mil câmeras espalhadas pela cidade dão conta de filmar nada menos d que 95% das entradas de todos os prédios de apartamentos da cidade. E todas elas são capazes de identificar os rostos das pessoas capturadas pelas lentes, comparando a informação com o banco de dados da polícia a fim de encontrar criminosos.

Graças à tecnologia e ao grande número de câmeras, é possível até mesmo seguir a rota de um suspeito, facilitando assim investigações e prisões — o governo local garante já ter realizado seis prisões com a ajuda do sistema usado desde fevereiro.

Privacidade

De acordo com o diretor do Departamento de Informação e Tecnologia de Moscou Artem Ermolaev, os cidadãos moscovitas não têm com o que se preocupar no quesito privacidade.

“O sistema não rastreia todos os indivíduos, [mas] apenas torna possível realizar buscas sob vários cenários usando os bancos de dados federais”, declarou ao Mashable. “Se você não é um criminoso cuja foto está nos bancos de dados, o circuito de vigilância trabalha a seu favor ao tornar a cidade mais segura.”

De qualquer maneira, apesar do alerta que supostamente deveria deixar todos tranquilos não é o suficiente. Organizações de direitos humanos e direito à privacidade já demonstraram a sua preocupação de que o novo sistema seja utilizado para perseguir possíveis dissidentes e oponentes do governo russo.

“A intensidade da interferência com informações sobre a vida privada e dados pessoas está aumentando, isso pela criação tanto de meios legais quanto de meios ilegais de coleta de informações”, declarou em comunicado a Agora Internationl, organização russa de direitos humanos. “Certos grupos, como jornalistas e ativistas, estão sendo particularmente visados.”

Você ficaria tranquilo com um sistema de vigilância no melhor estilo 1984, com câmeras que não se desligam nunca e estão sempre rastreando os seus movimentos pela cidade?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.