Cuidado! Seus dados estão em risco no WhatsApp e em outros mensageiros

1 min de leitura
Imagem de: Cuidado! Seus dados estão em risco no WhatsApp e em outros mensageiros

Um novo estudo realizado pela Brigham Young University (BYU) revela que, mesmo que eles adotem um sistema de encriptação ponta a ponta, programas como WhatsApp, Facebook Messenger e até Viber ainda possuem brechas de segurança que colocam seus usuários completamente em risco. Segundo a pesquisa, a falta de uma autenticação mais adequada com a realidade atual faz com que trocar informações sensíveis pelos mensageiros instantâneos seja como brincar de roleta-russa.

De acordo com a universidade norte-americana, boa parte dessa exposição dos aplicativos do segmento aos cibercriminosos se deve à ausência de um procedimento pelo qual um dos indivíduos identifique o outro como o destinatário real da sua mensagem. Esse protocolo social é chamado pelo time da BYU de “cerimônia de autenticação” e, supostamente, pode reduzir de forma considerável o vazamento de dados, as fraudes e outras tentativas de hacking originadas dos aplicativos de chat.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Protocolo é importante, mas demorado

Para testar sua teoria, um dos responsáveis pelo estudo sugeriu e realizou um teste composto de duas fases distintas. Na primeira, os participantes eram estimulados, em duplas, a trocar o número do seu cartão de crédito através dos mensageiros, recebendo apenas alertas para que se certificassem que sua conversa era realmente confidencial. O resultado? Apenas 14% deles conseguiu se assegurar completamente de que seus envios estavam chegando à pessoa certa.

Muitos deixam a segurança de lado em nome de um bate-papo mais rápido

Na segunda fase, os indivíduos foram instruídos sobre a importância de realizar a cerimônia de autenticação antes de compartilhar dados. Desta vez, a taxa de sucesso ao se certificar da identidade do destinatário subiu para sonoros 79%. O problema é o tempo que esse pessoal levou para fazer as perguntas certas e seguir o protocolo à risca para completar a autenticação: uma média de 11 minutos. A demora, claro, frustrou muitos dos usuários e mostrou o motivo de muitas pessoas deixarem sua segurança de lado em nome de um bate-papo mais rápido.

Para resolver esse impasse, os pesquisadores estão colocando a mão na massa e trabalhando em um sistema que torna a tal cerimônia de autenticação mais rápida e, claro, automática. “Se pudermos fazer a cerimônia de autenticação nos bastidores do app e de forma automatizada ou quase sem esforço por parte do usuário, podemos corrigir esses problemas sem precisar educar as pessoas”, acredita Elham Vaziripour, o estudante que lidera a pesquisa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.