'Aprenda a roubar senhas de Facebook' e perca as suas

2 min de leitura
Imagem de: 'Aprenda a roubar senhas de Facebook' e perca as suas

Conhece a expressão karma instantâneo? Bom, se não conhece, fique atento aos próximos parágrafos.

Um software malicioso está fazendo justiça na internet — ok, isso pode ser um pouco pesado. Pessoas que buscam esse tipo de recurso para roubar senhas de Facebook são os principais alvos. No caso, ao procurar por programas do tipo, o malware se oferece para fazer o serviço. Acontece que, ao utilizá-lo, a pessoa que queria roubar senhas, na verdade, acaba perdendo as próprias.

O software rouba não só senhas do Facebook de usuários, mas também as de qualquer outra rede social ou site

O malware foi descoberto pelos pesquisadores da LMNTRIX Labs, na Austrália, e se identifica como "Facebook Password Stealer 7.1". Assim que o usuários instala o programa no notebook ou desktop, o malware injeta códigos maliciosos na máquina para torná-la vulnerável. Dessa maneira, os "hackers" por trás do software roubam não só senhas do Facebook de usuários, mas também as de qualquer outra rede social ou site que exija a combinação alfanumérica. Isso que é karma, companheiro.

Porém, pessoas inocentes que não querem roubar senhas também podem cair nesse golpe. Isso porque o malware é oferecido como "Facebook Password Recovery". Infelizmente, isso mostra que ainda existem pessoas que buscam programas para encontrar senhas perdidas — todo site possui uma área própria para isso e, se você não sabia, nunca faça downloads de programas para alterar a sua senha.

"Os criminosos são marqueteiros sofisticados que entendem que há uma grande demanda em potencial para esse serviço e estão distribuindo amostras de spam, campanhas de anúncios, pop-ups, softwares atrelados, sites pornográficos e, às vezes, até outros softwares dedicados", comentou a equipe da LMNTRIX Labs.

Essa campanha maliciosa específica, que usa a promessa de roubo de senha do Facebook fácil como isca, é completamente nova

Como você pode ver, as imagens abaixo mostram o "Facebook Password Stealer 7.1", que serviria para roubar as senhas de seus "amigos", não a sua. Porém, quando você clica no botão "Hack", ele descarrega um trojan para acesso remoto.

"O mercado-alvo ultrapassa um subconjunto típico de hackers (se existe tal coisa) e visa ao usuário geral que pode ser tentado a entrar na conta do Facebook de alguém, como amigos, inimigos, outros significativos etc", disseram os pesquisadores ao TechCrunch. "Embora tenham havido métodos e aplicativos que ofereçam hacks do Facebook, essa campanha maliciosa específica, que usa a promessa de roubo de senha do Facebook fácil como isca, é completamente nova".

Malware

Não faz isso não, camarada

Isso tudo significa o seguinte: se você quer a senha do Facebook de alguém, provavelmente você perdeu algum balizador moral ao longo do caminho. Respire e converse com a pessoa de quem deseja a senha antes de tomar alguma atitude impulsiva.

Agora, se você atravessou essa linha e ainda assim baixou softwares como esse, a sua máquina provavelmente está infectada. Neste caso, a recomendação é desinstalar qualquer software desconhecido de sua máquina e, além disso, buscar programas antivírus confiáveis para limpar o computador. Em último caso, uma formatação completa é a escolha. Se nada disso funcionar, apenas sente e chore, camarada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.