Receita Federal solta alerta sobre o 'Golpe do Amor'

1 min de leitura
Imagem de: Receita Federal solta alerta sobre o 'Golpe do Amor'

De acordo com a Agência Brasil, a Receita Federal está divulgando um alerta sobre um novo golpe que acontece nas redes sociais. Chamado de "Golpe do Amor" ou "Golpe Amor", criminosos induzem mulheres a fazer depósitos em dinheiro na troca de bens e/ou benefícios retidos no aeroporto de Guarulhos, São Paulo.

Segundo a Receita Federal, os criminosos criam perfis falsos de estrangeiros em redes sociais. Dessa maneira, adicionam mulheres e ludibriam as vítimas comentando que possuem boas condições financeiras e altos cargos em companhias internacionais. Os criminosos "se envolvem emocionalmente com vítima" e prometem o envio de bens, porém, é necessário um pagamento para isso acontecer. Por mais incrível que isso possa parecer para você, a alfândega do órgão em Guarulhos vem recebendo um número crescente de ligações de vítimas do golpe.

Receita também deixou claro que não exige pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente

"A Receita Federal em Guarulhos já recebeu relatos de casos em que golpistas fizeram propostas de casamento e anunciaram que mandariam caixas contendo presentes diversos, como óculos, bolsas, celulares, anéis de ouro para o 'noivado', documentos pessoais e, em muitos casos, dinheiro em espécie em dólares, libras ou euros. Após o suposto envio dos presentes, a quadrilha exige pagamento da vítima alegando que as mercadorias estariam retidas na alfândega e só seriam liberadas após o pagamento de taxas e outros valores", comentou o órgão.

No aviso, a Receita também deixou claro que não exige pagamento em espécie ou por meio de depósito em conta corrente. "Todos os tributos aduaneiros administrados pelo órgão são recolhidos por meio Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf)", disse a Receita.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.