Advogados 1x0 hackers russos: Microsoft derrota Fancy Bear na Justiça

1 min de leitura
Imagem de: Advogados 1x0 hackers russos: Microsoft derrota Fancy Bear na Justiça

Como derrotar ursos que estão “aprontando as maiores confusões no espaço cibernético”? Se depender da Microsoft, no tribunal. Uma história publicada pelo Daily Beast na última quinta-feira (20) mostra que a empresa de Redmond obteve uma grande vitória na luta contra o grupo russo Fancy Bear – suspeito de manipular as últimas eleições presidenciais dos EUA.

Partindo do princípio que não é exatamente fácil lidar com esses hackers profissionais em seu próprio campo de batalha, a companhia capitaneada por Satya Nadella levou o caso à corte federal em Washington e processou os russos por violarem uma série de marcas registradas de produtos da casa. Como era esperado, a Justiça deu ganho de causa para a Microsoft.

A empresa ganhou controle sobre diversos domínios do Fancy Bear

Com isso, a empresa ganhou controle sobre diversos domínios registrados pelo Fancy Bear para ativar e gerenciar malwares instalados em computadores e dispositivos de vítimas espalhadas por todo o mundo. Agora, em vez de endereços como “livemicrosoft.net” e “rsshotmail.com” ficarem nas mãos dos hackers, todo o acesso feito a eles é redirecionado para servidores seguros da dona do Windows.

O mais interessante é que, uma vez que a Microsoft conseguiu controlar essas primeiras URLs, a empresa obteve uma visão bem mais ampla da rede de servidores dos cibercriminosos russos. O resultado disso? Em pouco tempo, a empresa resgatou mais 70 links maliciosos que estavam sob os cuidados do grupo hacker. No final das contas, os advogados da marca mostraram que podem fazer toda a diferença na briga pela cibersegurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.