Polícia do RJ possui robôs avançados — mas o fim deles pode estar próximo

2 min de leitura
Imagem de: Polícia do RJ possui robôs avançados — mas o fim deles pode estar próximo

Não é mais novidade que o Rio de Janeiro vive uma verdadeira guerra entre traficantes e forças policiais. Infelizmente, encontrar granadas e dispositivos explosivos deixados nas ruas de morros cariocas é algo que vem se tornando comum. Para combater isso, a polícia do Rio de Janeiro possui o esquadrão antibomba, que utiliza um robô para deixar esses artefatos longe da população. Atualmente, o esquadrão é o mais avançado tecnologicamente da América do Sul, segundo o WSJ — mesmo com a polícia carioca quebrada em termos financeiros.

São 30 robôs PackBot 510, que custaram R$ 7,2 milhões

"Esse robô é um equipamento fundamental, é vital em nosso trabalho rotineiro", comentou o chefe do esquadrão antibomba carioca, Marcelo Corrêa, em entrevista para o WSJ.

O robô utilizado pelas forças policias realiza desde trabalhos mais simples, como a inspeção de pacotes suspeitos nas ruas e nas estações de metrô, até a remoção de granadas e protótipos explosivos que criminosos abandonam intencionalmente ou não após conflitos — conflitos estes que se estendem entre forças policiais e gangues rivais.

A compra foi possível por causa da Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016

A utilização dos robôs, acima de tudo, é "pró-vida": caso um artefato explosivo seja acionado enquanto é removido, quem recebe o dano é uma máquina, e não um ser humano.

Segundo o WSJ, as forças policiais fluminenses só tiveram a possibilidade de trabalhar com esses robôs após o investimento realizado em grandes eventos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos 2016 — na época, mesmo com os morros em guerra, a "preocupação" principal eram ataques terroristas.

Para conter os possíveis ataques, o governo brasileiro fez um contrato de R$ 7,2 milhões com a Endeavour Robotics para comprar 30 robôs PackBot 510.

Robô retirando granada de cena

O grande problema

Não há incentivo, financiamento e treinamento apropriado para a polícia do Rio de Janeiro. A principal questão: falta dinheiro. Como qualquer produto, esses robôs possuem um tempo de vida e são avariados com o uso diário.

Acontece que a garantia oferecida pela fabricante Endeavour Robotics já chegou ao fim. A cada dia que passa, a possibilidade de perder um robô é real. O governo também não pretende substituí-los tão cedo, já que são necessários alguns milhões.

A garantia para os robôs já terminou: se quebrar, a polícia fica sem a ferramenta

Por isso, segundo o chefe do esquadrão antibomba Marcelo Corrêa, a utilização dos robôs já é um fato de luxo. Desta forma, Corrêa já treina a própria equipe para realizar as investigações e remoções por conta, sem confiar na máquina, que pode parar de funcionar a qualquer momento.

"Depois de termos provado apenas uma única vez que um robô é capaz de salvar vidas, então na próxima vez que você se encontrar em uma situação semelhante, há quase um imperativo moral para pelo menos considerar o uso de um robô", comentou sobre o caso Arthur Holland Michel, diretor do Centro de Estudos sobre Drones no Bard College, ao WSJ.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.