Não é uma boa ideia publicar fotos de suas passagens aéreas no Instagram

1 min de leitura
Imagem de: Não é uma boa ideia publicar fotos de suas passagens aéreas no Instagram

Focadas em conectar pessoas, as redes sociais também trazem alguns problemas inesperados graças à maneira como elas funcionam. Algo cada vez mais comum entre usuários do Instagram é a publicação de fotografias de passagens aéreas e cartões de embarque — o que, segundo especialistas em segurança, pode acabar estragando sua viagem.

Durante a apresentação Chaos Computer Club, o pesquisador Karsten Nohl mostrou que, através de um código de barras retirado da hastag #boardingpass ele conseguiu fazer login no site da Lufthansa. A partir disso foi possível ver todos os dados pessoais do passageiro e poderia mudar seu assento ou reagendar viagens sem nenhum problema.

Usando as informações obtidas e um pouco de engenharia social, uma pessoa mal-intencionada poderia inclusive ligar para a companhia aérea e obter o número do cartão de crédito usado para a compra — ou, caso ela seja “boazinha”, poderia se contentar em somente roubar as milhas que você acumulou. Tudo isso graças ao fato de que cartões de embarque costumam exibir de forma bastante vísivel uma senha que você tem que usar para acessar seus dados no sistema de uma companhia aérea.

A boa notícia fica pelo fato de que, aparentemente, nenhum criminoso usou o método para se aproveitar de uma viagem gratuita ou para prejudicar alguma pessoa. O que não significa que você não tem motivos para se preocupar — em todo caso, o conselho dos especialistas de segurança é o mesmo: caso você queira compartilhar que está indo viajar, não faça isso através de fotografias de suas passagens aéreas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.