Proteja-se: como fazer uma verificação de segurança na sua Conta Google

4 min de leitura
Imagem de: Proteja-se: como fazer uma verificação de segurança na sua Conta Google

A maioria dos brasileiros que estão na internet utiliza serviços da Google diariamente, mas essas pessoas podem não perceber o quão importante é manter suas Contas Google seguras. Elas podem concentrar praticamente toda a sua vida digital sobre o mesmo login e senha. Por isso, deixar alguém invadir seu Gmail, por exemplo, pode ser um pesadelo muito maior do que você pode imaginar.

Com a mesma senha desse serviço de email, um invasor pode acessar — além de seus emails — todas as fotos que você tirou com seu smartphone e salvou no Google Fotos. Ele pode também bisbilhotar todos os seus documentos privados do Google Drive e ainda ver os itens que as outras pessoas compartilharam com você, invadindo assim a privacidade de outras pessoas também.

Se você usa um smartphone Android, o criminoso pode ficar de olho em cada passo que você dá. É realmente assustador. Portanto, não ache que segurança não é importante no caso da Conta Google. Por isso, nós preparamos esse passo a passo para mostrar o que você precisa fazer para manter sua privacidade segura nos servidores da Google.

Faça uma verificação de segurança

Passo 1

Para começar, você precisa acessar a página de Login e Segurança da sua Conta Google. Para tal, clique neste link. Caso você não esteja logado, será necessário digitar seu email e senha. Do contrário, você será levado diretamente para a página.

Passo 2

Em “Verificação de segurança”, clique em “Primeiros passos”. Você terá que confirmar sua senha logo em seguida por questões de segurança.

Passo 3

O primeiro passo dessa verificação é conferir se seus dados de recuperação de conta estão corretos; telefone celular, email alternativo e pergunta de segurança. Essa última opção não é mais muito utilizada, e a Google dá a opção de removê-la. Faça isso caso você não tenha se esquecido da resposta.

Passo 4

Ao clicar em “Concluído” na seção anterior, você terá que dar uma olhada nas mudanças que foram feitas recentemente na sua conta. Clique na flechinha de cada item para verificar se foi você mesmo que fez aquilo. Caso você suspeite de alguma dessas mudanças, clique em “Há algo de estranho”. Do contrário, continue usando o botão “Tudo certo”.

Passo 5

Agora, você vai dar uma olhada nos aparelhos que foram conectados à sua Conta Google recentemente. Todos os seus smartrphones, tablets e computadores que usam o Chrome devem estrar ali. Se você ver algum modelo que não deveria estar nessa lista, especialmente computadores que acessaram seus dados de locais que você nunca visitou, clique em “Há algo estranho”.

Passo 6

A verificação de permissões é a parte mais trabalhosa. Você deve conferir todos os itens que fizeram login autorizado na sua conta e remover os que não usa mais; apps e sites que não fazem mais sentido para a sua rotina na web, por exemplo. Para tal, apenas toque em “Remover”. Para finalizar, toque em “Concluído”.

Sua verificação estará pronta com esse último passo. Agora, você deve voltar para o início tocando em “Ir para configurações de conta”.

Considere mudar sua senha

Vários vazamentos de dados de usuários aconteceram em 2016. Nenhum deles era referente às Contas Google, mas se você usa a mesma senha em tudo, é bom mudar a sua senha aqui. Vai que suas informações caíram na rede pelo Yahoo!, LinkedIn e outros?

Passo 1

Role para baixo a página de Login e segurança até encontrar “Senha e Método de Login”. Clique em "Senha". Você terá que digitar sua senha atual e, em seguida, será levado para a página de criação de novas senhas. É interessante usar letras maiúsculas e minúsculas, além de números. Escolha uma sequência com oito ou mais caracteres.

Passo 2

Depois de digitar a nova senha, verifique o campo “Força da senha”. Enquanto ele não indicar “Relevante” ou “Forte”, você tem que rever sua sequência e escolher alguma coisa mais elaborada. Se possível, use símbolos como @, &,* e coisas do tipo para diminuir a possibilidade de alguém adivinhar sua senha posteriormente.

Clique em “Alterar senha” para finalizar.

Use a Verificação em duas etapas

Esse sistema deixa a sua segurança muito mais difícil de ser quebrada. Depois de digitar seu email e senha, você recebe um SMS no celular com um código. Só depois de digitar isso no lugar especificado, você consegue acessar sua conta em um novo computador, smartphone ou serviço web. Como não é preciso fazer isso a todo momento, apenas em aparelhos não utilizados anteriormente, não custa nada aderir a esse sistema.

Passo 1

Role para baixo a página de Login e segurança até encontrar “Senha e Método de Login”. Clique em “Verificação em duas etapas”.

Passo 2

Uma tela de primeiros passos vai explicar as vantagens para você. Clique no botão correspondente, e você terá que digitar sua senha para continuar.

Passo 3

Será necessário conferir se seu número de celular está certo, incluindo o DDD da sua região e o código “+55” do Brasil. Escolha receber seus códigos por SMS ou por ligação telefônica. Clique em “Fazer um teste”.

Passo 4

Depois de fazer o teste, você poderá fazer a ativação. Ao confirmar isso, você receberá um aviso de que o recurso foi ativado. A tela vai mostrar também outras formas de usar essa verificação dupla. Futuramente, se você não quiser mais usar esse recurso, acesse este site e clique em “Desativar”.

***

Fazendo esses três procedimentos, sua Conta Google estará bem mais segura que antes. A Google não tem um histórico preocupante de vazamento de dados, mas você não pode dar chance para o azar. Por isso, é bom estar sempre atualizado nesse quesito e usar as soluções mais recentes. Tente também trocar sua senha pelo menos uma vez por ano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.