Younited: conheça o serviço de cloud storage ultrasseguro da F-Secure

3 min de leitura
Imagem de: Younited: conheça o serviço de cloud storage ultrasseguro da F-Secure

É difícil encontrar quem já não tenha se rendido aos encantos dos serviços de armazenamento na nuvem, também conhecidos popularmente pelo termo inglês cloud storage. Não há dúvidas de que utilizar o Dropbox ou o Skydrive para guardar seus arquivos mais preciosos é bem mais prático do que recorrer aos retrógrados CDs ou aos decadentes pendrives.

Contudo, em uma época conturbada por escândalos relacionados à privacidade de dados digitais e espionagens protagonizadas por agências governamentais, fica difícil ter certeza de que seus documentos não acabarão caindo em mãos erradas.

Foi pensando nisso que a F-Secure, famosa empresa finlandesa que atua no desenvolvimento de soluções antivírus desde 1988, resolveu criar o  Younited, que deve ser lançado oficialmente já na próxima semana. O serviço (que tem como intuito centralizar todos os seus arquivos mais importantes em local mais seguro) também marca uma importante mudança na estratégia mercadológica da companhia europeia, que até então atuava na comercialização de soluções para outras empresas.

“Se nós temos os recursos e temos os dados, porque não oferecer isso diretamente ao consumidor?”, comenta Christian Fredrikson, CEO da F-Secure. Em entrevista ao Tecmundo, o executivo afirma que a ideia era fazer algo mais dinâmico do que os serviços de armazenamento na nuvem atuais, além de prover aos usuários a garantia de inviolabilidade de seus dados privados.

Serviço contará com apps para quase todas as plataformas do mercado (Fonte da imagem: Divulgação/Younited)

Tudo o que você precisa em um só lugar

Com aplicativos oficiais para quase todos os sistemas operacionais do mercado (Windows, Mac, Windows Phone 8, Android e iOS), o Younited oferecerá 10 GB gratuitos para quem se inscrever no site até o fim deste ano. Finalizada essa promoção, o plano Free dará direito a apenas 5 GB de espaço para armazenamento de fotos, vídeos, músicas e qualquer outro tipo de documento que você deseje guardar. Quem quiser mais espaço poderá contratar uma licença Medium (200 GB por € 74 ao ano) ou Premium (500 GB por € 120 ao ano).

Um dos grandes diferenciais do serviço é sua capacidade de se sincronizar com redes sociais e outros apps de armazenamento remoto, como Facebook, Picasa e Dropbox. Dessa forma, é possível exportar todos os conteúdos presentes nessas localidades e deixá-los centralizados em um só lugar, permitindo que você sempre tenha acesso aos seus arquivos mais importantes independentemente do dispositivo utilizado.

Plano gratuito dará 10 GB de armazenamento ao usuário (Fonte da imagem: Reprodução/CloudStorageBest)

Assim como outros apps semelhantes, o Younited permitirá que os usuários compartilhem dados com seus amigos ou equipes profissionais, sendo viável inclusive para trabalhos colaborativos, destaca Fredrikson.

De acordo com a F-Secure, várias pequenas empresas norte-americanas já aderiram ao serviço mesmo antes do lançamento oficial. “O mundo precisa agora de um serviço de armazenamento em nuvem que não esteja sujeito ao acesso descontrolado das agências de inteligência”, afirma Mikko Hypponen, diretor de pesquisas da companhia. Vale observar que a Finlândia possui a mais efetiva e rigorosa legislação referente a privacidade digital e espionagem de dados do mundo, fato refletido nos recursos de segurança empregados no Younited.

Younited promete manter dados dos usuários longe de programas de espionagem (Fonte da imagem: Divulgação/Younited)

A questão dos servidores

Os atuais servidores do Younited estão localizados na Finlândia, mas Fredrikson garante que a F-Secure está trabalhando para expandir sua infraestrutura para outras partes do mundo, com o intuito de diminuir a latência. Ao ser questionado sobre a polêmica cláusula do Marco Civil da Internet que pretende obrigar as companhias estrangeiras que trabalham com armazenamento de dados a instalar data centers em território brasileiro, Christian afirma que entende a necessidade de se criar legislações relacionadas à internet, mas acredita que as coisas não são tão simples assim.

“Além disso, não há como colocarmos data centers em todos os países do mundo”, finaliza, imaginando se cada governo do planeta os obrigasse a fazer o mesmo. O CEO ainda explica que uma empresa estadunidense ainda vai precisar respeitar as leis dos Estados Unidos e liberar dados pessoais de seus usuários caso seja coagida por uma agência de espionagem, mesmo que os seus servidores estejam localizados no Brasil.

Quem estiver interessado em experimentar o Younited precisa fazer um rápido cadastro no site oficial do serviço e entrar na fila de espera para o lançamento da primeira versão (que ainda deve contar com alguns recursos em fase de testes). Será que o “reino Dropbox” está finalmente ameaçado?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.