Quase 90% dos brasileiros não bloqueiam smartphone com senha [enquete]

1 min de leitura
Imagem de: Quase 90% dos brasileiros não bloqueiam smartphone com senha [enquete]

(Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)

Ninguém está imune a um roubo de smartphone, e você já deve imaginar o transtorno que seria toda a sua agenda de contatos, fotos, dados e informações nas mãos de ladrões. Isso poderia ser facilmente evitado com o bloqueio da tela através de uma senha.

Pensando nesses riscos, a AVG Technologies realizou uma pesquisa no Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha, na França e no Reino Unido sobre o comportamento dos usuários de smartphones, sendo que em nosso país foram entrevistados 1.023 donos de dispositivos durante a segunda quinzena de janeiro.

A pesquisa revelou dados alarmantes: cerca de 86% dos donos de smartphones não bloqueiam suas telas com uma senha de proteção. O mais impressionante é que sete em cada dez dos entrevistados disseram conhecer os riscos aos quais os smartphones estão sujeitos. No caso dos tablets, o bloqueio não é feito por 54% dos usuários.

A pesquisa também apontou que apenas 18% dos donos de smartphones armazenam dados bancários no aparelho e que seis em cada dez tomam alguma precaução para mantê-los seguros.

Família e amigos em primeiro lugar

Pare e pense: o que mais preocuparia você caso seu smartphone fosse roubado? Para os que responderam a entrevista, as fotos de família e amigos sendo vistas por desconhecidos (32% dos brasileiros) ficam em primeiro lugar. Senhas e informações financeiras e fotos íntimas estão empatadas em segundo lugar (21%), seguidas de contatos telefônicos (9%) e imagens de documentos (9%).

Por fim, a pesquisa realizada pela AVG Technologies apontou que 76% dos usuários sabem que seus smartphones podem ser alvos de cibercriminosos. Porém, mais da metade não sabia que pode ter seus dados rastreados por empresas de comércio online e telefonia enquanto navegam na internet.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.