Android ganha 8,4 mil malwares por dia; saiba como proteger seu celular

1 min de leitura
Imagem de: Android ganha 8,4 mil malwares por dia; saiba como proteger seu celular

Os especialistas em segurança da G Data esperam cerca de 3,5 milhões de novos arquivos de malware para Android em 2017

Segundo informou a empresa de segurança G Data, cerca de 8,4 mil novos malwares para o sistema operacional Android são descobertos diariamente, o equivalente a um a cada 10 segundos. Porém, após um novo recorde negativo global de mais de 3,2 milhões de novos arquivos de malware para Android em 2016, o ano de 2017 teve um início bem mais lento em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ainda assim, até agora, são 750 mil novos malwares contados pela G Data no primeiro trimestre do ano, fazendo com que o risco de infecção em dispositivos com sistema Android seja bastante alto. O crescimento desse número deve acelerar e, ao todo, os especialistas em segurança da G Data esperam cerca de 3,5 milhões de novos arquivos de malware para Android em 2017.

Versão mais afetada

De todas as edições do Android, a Lollipop é a que mais possui malwares que a afetam, sendo alvo de 32% de todos os arquivos maliciosos. Em segundo lugar vem a Marshmallow, com 31,2% e em terceiro a KitKat, com 20%. Apesar de já bem difundida, a versão Nougat do sistema operacional é afetada por apenas 4,9% dos malwares, uma quantidade que deve crescer bastante durante o ano de 2017.

As falhas de segurança são não somente um problema constante com PCs que usam Windows

No setor mobile, a necessidade de atualizações em momentos certos está aumentando. As falhas de segurança são não somente um problema constante com PCs que usam Windows, mas também entre smartphones e tablets.

Como se proteger?

Evite clicar em links cuja procedência você não conhece, não abra arquivos recebidos de pessoas estranhas e não acesse conteúdos que parecem estranhos

A melhor maneira para evitar que o seu smartphone seja contaminado por algum malware é mantendo o seu sistema operacional sempre atualizado e, claro, dar preferência para versões mais novas do Android. Você também pode baixar um aplicativo de segurança. Esse app deve possui um sistema de varredura antivírus que busque cavalos de Troia e arquivos maliciosos, além de proteção contra phishing.

Mais importante do que tudo isso é tomar cuidado e ficar atento com o que pode ser uma ameaça disfarçada. Evite clicar em links cuja procedência você não conhece, não abra arquivos recebidos de pessoas estranhas e, mesmo entre quem você conhece, não acesse conteúdos que parecem estranhos por terem sido enviados por usuários específicos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.