A Avast revelou que mais da metade (52%) dos aplicativos de PC mais populares rodando em computadores no mundo inteiro, incluindo Flash e Java, estão desatualizados. O Avast PC Trends Report January 2017 destaca os 10 aplicativos mais desatualizados, os programas e hardware mais utilizados e mostra os problemas que as pessoas enfrentam por não manterem seus PCs atualizados.

Coletando dados anonimamente de 116 milhões de usuários, a Avast descobriu os programas mais desatualizados

O maior problema é que as pessoas estão expondo seus PCs e seus dados pessoais a riscos, pois o malware se destina a versões mais antigas de software para explorar vulnerabilidades. Coletando dados anonimamente de 116 milhões de usuários de desktops e laptops com Windows e executando o recurso Automatic Software Updater do AVG TuneUp, a Avast descobriu que entre os programas mais desatualizados estão:

  • 1) Java (Runtime 6,7), da Oracle Corporation
  • 2) Flash Player (Active X), da Adobe Systems
  • 3) Foxit Reader, da Foxit Software
  • 4) GOM Media Player, da Gretech
  • 5) Nitro Pro, da Nitro Software
  • 6) WinZip, da Corel Corporation
  • 7) DivX, da DivX LLC
  • 8) Adobe Shockwave Player, da Adobe Systems
  • 9) 7-ZIP, de Igor Pavlov
  • 10) Firefox, da Mozilla

Atualizar seus softwares é essencial!

Desatualizados

No topo desta lista de aplicativos menos atualizados está o Java, a popular plataforma para web e para algumas aplicações desktop, com mais de 24 milhões de pessoas executando versões desatualizadas do Java Runtime 6 e 7. E embora outros 26 milhões de usuários já estejam com o Java 8, a última versão, mais de 70% deles não instalaram o pacote de atualização mais recente (o update 121).

Até mesmo os programas com atualização automática não estão necessariamente sempre atualizados

Logo atrás vem o Flash (ActiveX), do qual 99% dos usuários ainda precisam de atualização no seu Internet Explorer; e a seguir o Foxit Reader, que tem 92% dos usuários trabalhando com uma versão antiga do aplicativo. Por outro lado, os aplicativos mais atualizados são o Google Chrome, em 88% dos usuários; o Opera, em 84%; e o Skype, que está atualizado em 76% de toda a base de usuários da amostra, o que indica que até mesmo os programas com atualização automática não estão necessariamente sempre atualizados.

É importante atualizar tudo, não apenas o seu sistema operacional

"No mundo online, seus hábitos de segurança, como manter o seu software atualizado, desempenha um papel importante no seu nível de proteção na Internet", diz Ondrej Vlcek, diretor de Tecnologia, Gerente Geral e Vice-Presidente de Consumer Business da Avast.

Ele prossegue: "Rodar programas desatualizados deixa os usuários de PC sujeitos a ataques de hackers experientes, que exploram vulnerabilidades fáceis de localizar ou bem conhecidas. A causa de as pessoas usarem software desatualizado pode estar no fato de as atualizações não serem instaladas corretamente, ou ainda porque são adiadas ou esquecidas, mesmo após os avisos".

O Windows XP não morreu!

O Windows XP ainda está instalado em 6% dos PCs pesquisados. Cerca de 6,5 milhões de usuários na base amostrada pela Avast ainda usam o XP, embora a Microsoft tenha interrompido o suporte para ele há quase três anos. O Windows 7 é, ainda, o sistema operacional mais comum, rodando em 48% dos usuários, seguido pelo Windows 10, que é usado por 30%

Usado até em caixas eletrônicos, o Windows XP, por não ser atualizado há cerca de 3 anos, pode ser um perigo para a segurança

Curiosidades

  • Tamanho reduzido de memória atrasa as pessoas: 4GB foi o mais comum, disparado, seguido por 2GB;
  • CPU Quad-core é rara: a configuração mais comum de processador é dual-core, com 77% dos usuários possuindo PCs com um desses chips lá dentro;
  • Drives SSD não são a norma: os drives de disco rígido (HDD) ainda dominam. Apenas 10 milhões dos 91 milhões de discos amostrados são dos mais novos, os discos de estado sólido (SSD);
  • O tamanho médio do disco rígido foi de 500GB, enquanto o tamanho mais comum de SSD foi de apenas 256GB, o que é provavelmente devido ao fato de SSDs maiores ainda estarem sendo vendidos a um preço muito mais alto.

Cupons de desconto TecMundo: