Pensava que estaria completamente anônimo só porque estava navegando pelo Tor? Pois é melhor pensar novamente. Um estudo feito pelo pesquisador de segurança Jose Carlos Norte revelou que mesmo com o famoso browser é possível descobrir quem você é ao usá-lo.

De acordo com a Softpedia, o método seria aplicado através de uma brecha encontrada por Norte no Tor. A parte curiosa é que essa falha não dá acesso aos seus dados de navegação ou outras informações sigilosas, mas sim aos movimentos de seu mouse, através de “exploits no browser, cookies, histórico e plug-ins”.

Usando as informações trazidas com esses itens, é possível criar um padrão comportamental de cada pessoa, de maneira equivalente a uma “impressão digital” do que cada pessoa costuma fazer ao abrir uma página. Assim, embora não seja capaz de identificar exatamente quem é você, o método permitiria a ele saber quando você acessa novamente um mesmo site pelo navegador.

A maneira como Norte afirma ser capaz de nos identificar varia, é claro. Entre as técnicas sugeridas, temos desde a medição da velocidade com que uma pessoa navega pela página até a detecção de como você move seu mouse por uma página. Felizmente, Jose afirma que o método ainda não é 100% preciso, mas ainda é preocupante para quem deseja manter sua privacidade.

Você já usou o Tor alguma vez para navegar na internet? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: