iTbra é um sutiã inteligente que promete diagnosticar câncer de mama

1 min de leitura
Imagem de: iTbra é um sutiã inteligente que promete diagnosticar câncer de mama

Detectar câncer cedo pode fazer muita diferença no tratamento do paciente. Porém, entre muitas mulheres, o exame para diagnosticar o câncer de mama é um tabu, seja pela vergonha ou mesmo pelo desconforto causado pela necessidade de prensar os seios em uma máquina para obter resultados precisos.

Pensando nisso, pesquisadores estão desenvolvendo o iTbra, um sutiã inteligente focado em descobrir câncer nas mamas, substituindo as dolorosas mamografias e sendo mais eficaz na detecção de nódulos mesmo em mulheres com seios pequenos.

Por enquanto o projeto ainda está em fase de prototipagem, teste e aprovação por parte das agências regulamentadoras dos Estados Unidos. Porém, a ideia é desenvolver um produto que consiga encontrar câncer de uma maneira menos desconfortável. O dispositivo usará sensores para acompanhar mudanças na temperatura que podem ser sinais de aumento no fluxo sanguíneo e crescimento de tumores.

Caso o produto seja aprovado e chegue ao mercado, ele será a salvação para muitas mulheres. O índice de sobrevivência é muito mais alto quando o câncer de mama é diagnosticado precocemente, chegando a 100% no estágio I e 93% no estágio II, porém cai para apenas 22% quando atinge o estágio IV.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.