(Fonte da imagem: Reprodução/Flickr de Evan Leeson)

Existem ambientes de trabalho que, depois de 10 minutos, se tornam verdadeiras prisões para a mente, já que o serviço parece não render como poderia. Da mesma maneira, existem lugares que fazem os empregados trabalharem e se sentirem satisfeitos. A diferença entre esses locais pode ser de alguns elementos simples, como iluminação e climatização.

Em entrevista ao site Buffer, o designer Brendan Baker contou sobre como a maneira como os ambientes de trabalho são iluminados e climatizados afetam o humor e a produtividade dos funcionários. Para Baker, ambientes frios e com muita iluminação artificial deixam os empregados com menos vontade de produzir.

Luz natural pode deixar a pessoa mais ativa

De acordo com a reportagem do site, um novo estudo de Birjam Muench mostra que uma dieta de luz natural pode deixar funcionários mais alertas pelo resto do dia, enquanto aqueles que ficam apenas com a iluminação artificial se tornavam mais sonolentos com o passar das horas. Segundo o neurocientista, a falta de luz no meio da tarde, próximo das 16h, pode ser um indicador da “moleza” que acomete os funcionários no horário.

Um ambiente com temperatura aconchegante também pode ajudar

Conforme um estudo da Universidade de Cornell, quando a temperatura está abaixo dos 20 graus Celsius, funcionários cometem 44% mais erros do que se o ambiente estivesse mais quente (próximo dos 25 graus Celsius). Isso acontece porque o frio distrai as pessoas, afetando a sua produtividade no trabalho.

Cupons de desconto TecMundo: