Conheça o dispositivo que pode salvá-lo de ataques cardíacos no futuro

1 min de leitura
Imagem de: Conheça o dispositivo que pode salvá-lo de ataques cardíacos no futuro

Você se lembra do conceito de uma ferramenta médica russa que poderia salvar vidas ao entrar nas veias das pessoas e coletar o colesterol excessivo? Agora, um equipamento americano também foi aprovado para realizar um trabalho similar, que pode ajudar a manter a saúde de milhares de pessoas que sofrem de problemas cardíacos ou de obesidade.

O FDA (Food and Drug Administration ou Administração de Comida e Drogas), um órgão regulamentador americano, deu o sinal verde para a produção do Pantheris, nome do dispositivo capaz de navegar no sistema circulatório do paciente para averiguar a situação das veias e artérias e, se precisar, eliminar locais entupidos pelo acúmulo de gordura, tudo sem causar efeitos colaterais nos enfermos.

O aparato foi desenvolvido pela Avinger para tratar a doença arterial obstrutiva periférica (PDA ou Peripheral Arterial Disease), que afeta milhares de americanos. Basicamente, a ferramenta médica conta com uma câmera e outros elementos capazes de solucionar situações críticas, nas quais placas – um composto de gordura, cálcio, colesterol e outras substâncias – se acumulam e atrapalham a circulação sanguínea.

Você teria coragem de utilizar um equipamento que retira a gordura das suas artérias? Comente no Fórum do TecMundo

No vídeo acima, você pode notar que o Pantheris funciona de uma maneira diferente da do seu equivalente russo. O pequeno fio conta com partes que podem “inflar” para alcançar a gordura das artérias e um pequeno compartimento para armazenar o material. Por enquanto, ainda não há previsão de quando o equipamento poderá ser utilizado em pacientes.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.