Review: pendrive SanDisk Ultra Dual Drive m3.0

6 min de leitura
Imagem de: Review: pendrive SanDisk Ultra Dual Drive m3.0
Imagem: TecMundo

Uma verdade deve ser dita: para muitos consumidores, os pendrives comuns estão praticamente “mortos”. Visto o uso cada vez menor de computadores no dia a dia em preferência aos smartphones, carregar esses acessórios por aí não tem muita utilidade. Até porque, com serviços de armazenamento na nuvem e HDs externos cada vez mais baratos, há opções bem mais poderosas para guardar seus dados.

Que atire a primeira pedra, no entanto, quem tem um smartphone ou tablet intermediário e nunca se viu sem espaço no celular nas piores horas ou simplesmente desejou ter alguns gigabytes extras em seu aparelho para guardar mais fotos, vídeos e músicas. Infelizmente, acessórios de armazenamento raramente estão preparados para dispositivos móveis, e usar a nuvem é um processo bem mais lento do que muitos desejariam.

É exatamente esse tipo de dilema bastante comum que o SanDisk Ultra Dual Drive m3.0 vem ajudar a resolver. A solução? Simples: um pendrive que possui tanto uma conexão USB 3.0 comum, para trocar dados no PC em alta velocidade, quanto um conector micro USB, que pode ser usado em um enorme número de aparelhos Android.

A ideia, com isso, é oferecer uma maneira versátil (e estilosa) de carregar arquivos que podem ser acessados com facilidade tanto em seu computador quanto em seu dispositivo móvel. Não limitado a isso, é claro, o acessório também serve como uma opção fácil de liberar espaço no celular, com direito a um aplicativo mobile que automatiza todo o processo de backups.

Sim, é uma proposta bastante inusitada. Mas precisamos admitir que a SanDisk conseguiu executá-la muito bem.

Especificações técnicas

  • Capacidade de armazenamento: 16 GB (32 GB, 64 GB e 128 GB também disponíveis)
  • Conexões: micro USB e USB 3.0
  • Velocidade de leitura: 130 MB/s (150 MB/s nas versões de maior armazenamento)
  • Compatibilidade: Windows (Vista, 7, 8 e 10), Mac OS X (10.6 e superior), Android com suporte a USB OTG (clique aqui para ver a lista de aparelhos compatíveis)
  • Dimensões: 3,02 cm de comprimento x 2,547 cm de largura x 1,176 cm de altura
  • Peso: 5,2 g

Estilo e versatilidade acima de tudo

Para começar, muitos vão se impressionar logo ao primeiro contato com o Ultra Dual Drive m3.0 por seu visual. Como você provavelmente notou pelas imagens desta análise, o pendrive tem um design arrojado e bastante moderno, composto apenas das conexões, um pequeno espaço de armazenamento (revestido com um acabamento plástico) e uma moldura acrílica que deixa os conectores expostos.

Já falei, aliás, que esse pendrive é minúsculo? Pois é. Com apenas 3 centímetros de comprimento, ele está entre os menores do mercado – o que funciona muito bem, considerando que a SanDisk criou o dispositivo para ser carregado em um chaveiro. Junte a isso a facilidade com que você alterna entre as conexões USB, literalmente movendo um “trilho” preso à moldura, e temos um aparelho que está pronto para uso a qualquer momento.

Poucos aparelhos conseguem trazer tanto estilo e versatilidade em um dispositivo tão pequeno

O foco em ser bonito não vem sem seus problemas, no entanto. Uma estrutura tão desprotegida e pequena quanto essa é extremamente frágil: considerando que pendrives não são o tipo de aparelho mais resistente já feito, é fácil notar um número de maneiras como ele poderia quebrar com quedas ou descuidos.

Algo que também me surpreendeu negativamente ao usar o dispositivo foi na hora de alternar entre os modos do pendrive. Isso porque seu sistema de trilhos parece apresentar um bocado de resistência, além de dificultar a tarefa de segurar o acessório para escolher um dos conectores. Não chega ao ponto de ser insuportável, claro, mas é um tanto notável.

Gerenciamento facilitado

Feitas as devidas ressalvas, o SanDisk Ultra Dual Drive m3.0 ainda faz um bom trabalho. Usá-lo é tão simples quanto seria com qualquer dispositivo de armazenamento USB: assim que você o conecta ao seu PC ou aparelho Android, ele é reconhecido como um pendrive comum, permitindo a troca de arquivos sem qualquer complicação.

O uso do Ultra Dual Drive m3.0 se mostra ainda melhor quando colocamos o SanDisk Memory Zone em ação. Criado para ser usado em conjunto com toda a linha Dual Drive, esse aplicativo, que já foi bastante elogiado lá no Baixaki, ajuda um bocado na experiência, não apenas por oferecer uma maneira mais eficiente de organizar e transferir dados do que o gerenciador de arquivos normal, mas também por trazer um serviço de backup automático ao conectar o pendrive da SanDisk ao celular.

Vale notar que, diferente do iXpand (a linha de pendrives da SanDisk que propõe a mesma ideia do Ultra Dual Drive, mas para o iPhone), você não tem toda a facilidade de receber a oferta de baixar o app assim que conecta o m3.0 ao seu celular ou tablet. Mesmo assim, isso não chega a ser um problema – e as vantagens que o software traz certamente compensam bastante o trabalho de fazer seu download.

Beleza à frente da eficiência

Agora, este é o verdadeiro ponto fraco do acessório. Diferente dos até 130 MB/s de leitura prometidos pela SanDisk, o Ultra Dual Drive m3.0 tem um desempenho que fica bastante aquém da maioria dos dispositivos de armazenamento do mercado; ele supera a maioria dos pendrives USB 2.0 disponíveis, é claro, mas é várias vezes mais lento do que outros aparelhos USB 3.0.

Acha que é exagero? Então é só ver os números de nossos testes. Transferindo um arquivo de 5 GB para o dispositivo, o acessório da SanDisk levou quase 6 minutos, alcançando uma média de 11 MB/s. Em comparação, um pendrive comum de outra marca precisou de menos de 40 segundos para realizar a mesma tarefa. Resumindo, ele precisou de quase dez vezes mais tempo para copiar os mesmos dados.

Apesar de prometer altas velocidades de leitura, o pendrive decepciona com velocidades de gravação baixíssimas

É importante notar que os testes foram feitos apenas com a versão de 16 GB, com velocidade de leitura menor, sendo que os modelos maiores são mais poderosos (supostamente até 150 MB/s). Mesmo assim, é difícil acreditar que a diferença nos números seria muito maior com um aumento de hardware tão pequeno.

A boa notícia é que isso se mostra especialmente notável apenas na hora de transferir arquivos grandes. Transmitir dados menores, como músicas e fotos, é praticamente instantâneo, como ocorre em praticamente qualquer dispositivo USB 3.0. Mesmo assim, é melhor não comprar o Ultra Dual Drive m3.0 se precisar de um pendrive rápido.

Vale a Pena?

SanDisk Ultra Dual Drive m3.0 vem com uma ideia inusitada, mas que rapidamente mostra seus pontos fortes. É claro, não há como negar que o acessório sofre com alguns “probleminhas” resultantes de seu foco na versatilidade; estes, porém, não chegam a atrapalhar a experiência, e poder conectar o pendrive ao celular e ao PC é incrivelmente útil.

A simples versatilidade e o baixo custo do Ultra Dual Drive m3.0 compensam qualquer falha e o tornam extremamente útil

O Ultra Dual Drive m3.0 se mostra ainda mais vantajoso considerando o preço pelo qual ele está disponível. Custando R$ 49,90 na maioria das lojas, você tem um acessório bem mais versátil pagando apenas R$ 10 acima da faixa de preço de um pendrive comum. Até mesmo os modelos com melhor armazenamento se mostram opções interessantes, mantendo-se também no mesmo valor de tantos outros dispositivos.

Se a SanDisk poderia lançar um modelo com um desempenho um pouquinho melhor? Certamente, mas fica difícil imaginar isso considerando seu preço tão acessível. Quanto àqueles que gostam da ideia das duas conexões, mas preferem algo que pareça menos frágil, minha sugestão é apostar em outros modelos da linha Ultra Dual Drive, que trazem uma estrutura um pouco mais “robusta” (mas são mais caros).

Minha recomendação pessoal? Como alguém que já é dono de um SanDisk Ultra Dual Drive m3.0 há algum tempo (este na versão de 32 GB, vale notar) e que passou um bom período em busca de um pendrive tão versátil quanto este, diria que você não vai se arrepender da compra. A diferença de preço é pequena para tantas vantagens, e mesmo as velocidades baixas de leitura e gravação do acessório não chegam a ser notáveis no dia a dia.

Acredite quando digo que você vai agradecer por ter um acessório tão versátil. Principalmente se seu smartphone ou tablet não for daqueles que se destacam em armazenamento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.