Samsung Pay, o sistema mobile de pagamento que funciona em qualquer lugar

2 min de leitura
Imagem de: Samsung Pay, o sistema mobile de pagamento que funciona em qualquer lugar

A Samsung apresentou nesta quinta-feira (13) uma novidade na área de software e pagamentos mobile durante a conferência de revelação do Galaxy Note 5 e do Galaxy S6 Edge Plus.

Trata-se do Samsung Pay, um software que permite a você aposentar a carteira e utilizar apenas o celular para fazer pagamentos no cartão de crédito. Porém, ao contrário do Apple Pay e até do ainda pouco falado Android Pay, o software da empresa sul-coreana terá um diferencial.

A Samsung entende que as lojas podem não aceitar a tecnologia e que nem todas terão os terminais NFC para os sistemas sem fio de pagamento por proximidade. Por isso, o Samsung Pay será aceito em praticamente todos os lugares, já que aproveita plataformas já existentes e incorpora novidades que deixam tudo mais rápido e prático.

"Virtualmente em qualquer lugar"

A Samsung aproveita as tecnologias Magnetic Secure Transmission (MST) e Near Field Communication (NFC), que existem na maioria dos terminais de pontos de venda existentes — sim, as "maquininhas de cartão" que já são compradas ou alugadas por lojas, restaurantes e outros estabelecimentos.

O funcionamento também é bastante simples e, em vez de colocar o poder na mão do vendedor, entrega para você. A escolha do cartão parece de verdade: basta deslizar o dedo pela tela para escolher uma tarjeta pré-cadastrada e confirmar a sua identidade com o sensor biométrico do dispositivo.

O sistema é ainda seguro do que o simples uso da impressão digital. Ele também é baseado em "tokens", que são códigos virtuais gerados a cada transação individual, que expiram logo após a confirmação do pagamento. Ou seja, a informação da compra não ficará armazenada e a plataforma fica livre de malwares.

Disponibilidade

O Samsung Pay estará disponível inicialmente na Coreia do Sul (20 de agosto) e nos Estados Unidos (28 de setembro). O serviço também deve chegar em breve para China, Reino Unido e Espanha. Fora esses locais, outros países devem receber a novidade, mas datas não foram reveladas.

Até agora, os aparelhos confirmados que terão compatibilidade com o serviço são o S6 Edge+, o Note 5, o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge. As principais redes de pagamento (Visa, MasterCard e American Express) já são parceiras da Samsung, assim como vários bancos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.

A Samsung também anunciou que vai trabalhar em parcerias para que cartões de lojas, gift card e até cartões de membros de algum lugar sejam compatíveis com o Samsung Pay — ou seja, tirando o armazenamento de cédulas e moedas, você simplesmente não precisa mais de uma carteira.

O Samsung Pay pode revolucionar os pagamentos digitais? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.